Dado
Bier encerra produção própria de cerveja e cancela projeto de nova fábrica no
RS
Por
Carlos Felipe Freitas
Cervejaria
pioneira do mercado de cervejas artesanal do Brasil muda seu foco para produção
100% terceirizado e desiste de construção de nova fábrica
A
cervejaria artesanal gaúcha Dado Bier comunicou que irá realizar uma
reformulação profunda em seu modelo de negócios encerrando sua produção própria
de cervejas que passará a ser 100% terceirizada.
Uma das pioneiras do mercado de cerveja artesanal brasileiro, a Dado Bier através dessa mudança acaba por desistir de um grande projeto de expansão que contaria com construção de nova fábrica mirando em crescimento no grande varejo.
Com
a grande mudança do seu modelo de negócios, a Dado Bier que conta com produção
ao redor de 30 milhões de litros por ano vai encerrar seu braço de produção
própria e vai passar a ter toda a sua produção tercerizada.
Parte
da produção da Dado Bier já era terceirizada em Toledo (PR), Santa Maria (RS) e
Leme (SP), principalmente para auxiliar em momentos de pico de demanda e
otimizar a logística de distribuição da empresa, a produção própria da Dado
Bier era localizada no interior do Rio Grande do Sul.
A
Dado Bier desde de 2020 tinha um grande plano de expansão com a contrução de
uma nova cervejaria na cidade de Três Cachoeira (RS), um investimento de mais
de R$ 100 milhões, que tinha o objetivo de dobrar a produção da cervejaria e
reforçar suas vendas no segmento do grande varejo atacando a região sul e
sudeste, o que fazia parte da grande estratégia da empresa.
Desde a pandemia a cervejaria havia atrasado o cronograma de construção da nova fábrica e agora com a mudança de seu modelo anunciou definitivamente a desistência, comunicando que irá vender o terreno adquirido.
A Dado Bier é uma das pioneiras do mercado de cerveja artesanal do Brasil tendo sido inaugurada em 1995, um momento onde o mercado de cerveja artesanal no Brasil era praticamente inexistente, e bebeu de muitas inspirações presentes no mercado norte-americano da época que estava em ebulição.
Diferente de cervejarias que iniciaram trajetória naquele período como Eisenbahn, Baden Baden ou Colorado, a Dado Bier se manteve independente, não sendo adquirida por nenhum dos gigantes grupos cervejeiros presentes no Brasil. Caso fosse uma cervejaria norte-americana a Dado Bier se enquadraria como uma cervejaria artesanal de acordo com a classificação da Brewers Association.
No início de sua trajetória a Dado Bier utilizava um modelo de negócios muito diferente para o período tendo uma espécie de rede de brewpubs em diferente locais do país como São Paulo e Rio de Janeiro, além do Rio Grande do Sul, que também funcionavam como casas noturnas gerando demanda para as suas cervejas.
A Dado Bier também está fechando o Food Hall no Shopping Boubon Country em Porto Alegre onde investiu R$ 10 milhões para abrigar uma nanocervejaria em 2020 onde fornecia cerveja fresca junto a um projeto gastrônomico com restaurantes. Para além do Food Hall, a Dado Bier contava com uma operação no shopping de mais de 20 anos.
Dado Bier migra para modelo de produção 100% terceirizado
A
Dado Bier concentra vendas no varejo contando com 17 rótulos onde os carros
chefe são as cervejas Lager, IPA e Weiss também disponíveis em lata, além de
garrafa.
A cervejaria gaúcha negociou direitos de produção com a empresa do Uruguai (país onde a marca possui também vendas) Las Acacias, esta companhia foi adquirida pela empresa brasileira M. Dias Branco a cerca de dois anos.
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