quinta-feira, 28 de março de 2013

Cervejaria Colorado

 

Cervejaria Colorado presente em maior festival de cervejas das Américas

Excursão organizada pela cervejaria levará novo grupo para o reconhecido evento de degustação Mondial de la Bière

A Cervejaria Colorado marca presença novamente em um dos maiores festivais cervejeiros do mundo, o Mondial de la Bière. Realizado em Montreal, no Canadá, o evento tem como objetivo cultivar a cultura cervejeira, educar o paladar dos apreciadores e descobrir gratas surpresas no universo gastronômico e de cervejas artesanais e especiais.
Em 2012 a Colorado levou uma delegação de 16 pessoas ao evento e a expectativa para este ano é conglomerar 20 aficionados por cerveja. “É uma viagem que possibilita conhecer a surpreendente cultura cervejeira canadense. Esta imersão permite comer e beber muito bem, curtir um dos maiores festivais cervejeiros do mundo, conhecer um pouco da cultura e aproveitar belíssimos programas turísticos”, diz Rafael Moschetta, sommelier de cervejas e gerente de marketing da Cervejaria Colorado.
Para os dias em que o grupo estará em Montreal, a organização do Mondial de La Bière oferecerá, exclusivamente para a caravana da Colorado, credencial especial que garante acesso sem filas ao pavilhão e entrada na área VIP do evento. Além disto, durante toda a viagem o grupo visitará excelentes cervejarias locais, como a Dieu Du Ciel!, McAuslan, L’Amère à Boire, Le Trou Du Diable, Charlevoix e fará vários programas turísticos em Montreal e Québec City. “A cultura cervejeira no Canadá é incrível e as cidades são lindíssimas. Esta viagem técnica aliada ao turismo local proporciona aos amigos cervejeiros uma experiência única e muitos relacionamentos no meio cervejeiro”, garante Moschetta.
Para Moschetta, é possível voltar com uma bagagem cervejeira incrível. Literalmente. “Ano passado trouxe na mala algumas garrafas das melhores cervejas que já provei na vida”, finaliza.
Os interessados devem contatar o departamento de marketing da Cervejaria Colorado pelo e-mail rafael@cervejariacolorado.com.br ou pelo telefone (16) 3441-5090.
Sobre o Evento
Em sua 20ª edição, o Mondial de la Bière se consolidou como o maior e mais importante festival cervejeiro nas Américas, ao aliar como nenhum outro gastronomia e cultura cervejeira em um mesmo espaço. Em 2012, mais de 100 mil visitantes passaram pelo pavilhão. Sua reputação ao redor do mundo culminou na criação da versão europeia, que em 2013 será realizada no mês de setembro na cidade de Mulhouse, na França.
Neste ano o festival contará com cerca de 650 rótulos, sendo que 300 foram desenvolvidos especialmente para concorrer em uma categoria especial do campeonato mundial, em comemoração ao aniversário de 20 anos do evento.
 Serviço
Excursão Cervejeira para a 20ª edição do Mondial de la Biére
Onde: Montreal e Quebèc, Canadá
Data: 29 de maio (saída de São Paulo) a 6 de junho (saída de Quebec) de 2013     
Saídas de São Paulo
Preço por pessoa em apto Single: USD 3.400,00
Preço por pessoa em apto Duplo: USD 2.700,00
Incluso no pacote: Aéreo (voando Air Canada) + 4 diárias em Montreal com café da manha + 3 diárias em Quebèc com café da manha + Credencial VIP para o Mondial de La Bière + Ônibus com motorista durante toda a viagem.
Parcelamento: 30% de entrada e o restante em até 6 vezes no cartão de crédito.
Informações sobre o pacote:
Embarque Turismo – (16) 3434-3620 (Valéria)
Informações para a imprensa:
Departamento de Marketing
Cervejaria Colorado
(16) 3441-5090
Twitter: @CervejaColorado

terça-feira, 26 de março de 2013

Cevada Mineira

Instituto apoia qualificação de produtores em Catas Altas (MG)

CEVADA MINEIRA

 Projeto promove capacitação de produtores de cerveja artesanal

O Instituto CENIBRA firmou parceria para qualificação e especialização de produtores de cerveja artesanal em Catas Altas. A iniciativa é realizada pela Terra Mineira, em parceria com a iniciativa privada e administração municipal. Neste segundo ano do Projeto Pólo Serra do caraça de Cervejas Artesanais, serão contemplados com o curso de capacitação moradores de Santa Bárbara e Catas Altas.

Dentre os assuntos que compõem o conteúdo programático estão: Moagem, Brassagem, Clarificação, Fervura, Resfriamento, Fermentação, Maturação e Envase. O projeto prevê ainda a montagem da 1ª Oficina de fabricação de cervejas artesanais da região. Após o curso, que será realizado nos dias 16 e 17/3 (Teoria e prática) e 6/4 (engarrafamento), será promovida a 2ª Beer Fest, evento para apresentação e comercialização das cervejas produzidas na região da Serra do Caraça, que será realizado 20/4, em Catas Altas.

Nascente
Em busca de contribuir com o desenvolvimento econômico da região do Caraça, a partir do aprimoramento da produção artesanal e diversificação de produtos, foi realizado um estudo de vocação econômico-cultural e viabilidade de negócios. Diante do manancial significativo, com água de qualidade ideal para produção de cerveja artesanal, foi criado então o Projeto Pólo Serra do caraça de Cervejas Artesanais. A partir da capacitação e especialização de produtores, o projeto busca gerar trabalho e renda, estruturar uma micro-cervejaria, promover integração do mercado de cerveja artesanais e estimular o turismo na região.

Destacando-se no cenário mundial, as cervejas artesanais, a partir dos diversos estilos e aromas, conquistam cada vez mais admiradores e escreve um novo capítulo na identidade cultural. Minas Gerais é o maior produtor artesanal de cervejas (nano-cervejarias), com cerca de 200 mil litros mensais. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Cervejas e Bebidas de Minas Gerais, no segmento de microcervejarias Minas é o terceiro maior pólo do país, com 400 mil litros/mês, atrás apenas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Estima-se que o Estado de Minas Gerais possua 8 microcervejarias registradas e mais de 200 produtores de cerveja artesanal (a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais – Acerva – registra 100 sócios).

“A geração de trabalho e renda de forma sustentada é um desafio para todos. Iniciativas como esta são alternativas viáveis diante da crescente demanda do mercado por renovação de negócios e diversificação de produtos sem perder a identidade cultural das comunidades”, afirma a Coordenadora de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, Leida Hermsdorff Horst Gomes, responsável pelo Instituto CENIBRA.


segunda-feira, 25 de março de 2013

Sorvete Skol

Conar adverte Skol por propaganda de sorvete com sabor de cerveja

Órgão diz que faltou controle na exposição da campanha para menores. Produto está sendo comercializado em bares selecionados do Rio e SP.

Do G1, em São Paulo
Sorvete Skol será oferecido na versão em massa, em pote de 150 ml  (Foto: Divulgação)
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu advertir a Skol pela campanha de divulgação do lançamento de um sorvete com sabor de cerveja por entender que a propaganda feita no site da empresa e na página da marca no Facebook poderia despertar a atenção do público infanto-juvenil. A advertência foi aprovada por unanimidade do conselheiros, em julgamento realizado no último dia 20.

Segundo o Conar, o orgão entendeu que a Skol atuou no limite das regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que fixa cuidados especiais nas mensagens publicitárias de bebidas alcóolicas como dispositivos de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores de 18 anos.

O processo foi aberto por iniciativa do próprio Conar, que no ano passado já tinha advertido a Skol pela campanha de divulgação de ovos de páscoa de cerveja.

O relator do caso destacou em seu voto que, ainda que não tenha verificado um dano objetivo à etica publicitária na propaganda, faltou um controle "mais rígido" da exposição da campanha entre o público infanto-juvenil. A empresa ainda pode entrar um recurso no próprio conselho contra a advertência.

Procurada pelo G1, a Skol informou que já se reportou ao Conar e que que não irá comentar a decisão.

Post na página da Skol no Facebook divulga o sorvete de cerveja (Foto: Reprodução)
Post na página da Skol no Facebook divulga o sorvete de cerveja (Foto: Reprodução)

Embora a advertência não esteja associada a nenhum outro tipo de punição ou restrição, a decisão do Conar sinaliza que a prática da Skol é arriscada e que os anunciantes devem redobrar a atenção nas campanhas que possam despertar a atenção de menores de idade.

Em sua defesa no julgamento do processo, a empresa argumentou que a fabricação de sorvetes com bebidas alcóolicas é uma prática comum e que outras marcas de cerveja também já lançaram produtos semelhantes fora do Brasil.

Na ocasião do lançamento do sorvete, em novembro de 2012, a Skol informou que o produto não tem álcool na sua fórmula, mas por estar associado a uma marca de cerveja a venda seria restrita para maiores de 18 anos. O sorvete da Skol está sendo comercializado por tempo limitado em bares selecionados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

domingo, 24 de março de 2013

Cervejarias no Brasil

A explosão das cervejarias no Brasil

Registros de fabricantes cresceram quase 15 vezes em 20 anos, mostra levantamento do GLOBO com base em dados do Ministério da Agricultura. Por Mario Beck de O Globo.
 
RIO – O ano de 2012 teve o maior número de registros de cervejarias por parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) dos últimos 30 anos, segundo levantamento feito pelo GLOBO a partir de dados enviados pelo órgão em 2012: foram 31 novos produtores da milenar bebida fermentada de grãos, que vem retomando um espaço de honra há muito perdido para o glamour do vinho.

Vinte anos antes, o número era quase 15 vezes menor: em 1992, apenas 2 registros foram concedidos. O Mapa contabiliza atualmente 232 estabelecimentos destinados à produção de chopes e cervejas. Analisados ano a ano, os dados comprovam a aceleração do mercado no país, geralmente abordada pelas associações e empresas por meio de estimativas e cálculos aproximados. Os últimos cinco anos, principalmente, foram intensos. Depois deste boom do mercado, o ritmo está mais lento neste ano, como não poderia deixar de ser; no primeiro trimestre de 2013, foram cinco novos empreendimentos, contra 12 em igual período de 2012.

Apenas quatro dos 26 estados não receberam autorizações: Acre, Alagoas, Rondônia e Tocantins. Os pedidos vieram de 171 municípios em 22 estados e do Distrito Federal. O estado de São Paulo é o campeão, com 58 estabelecimentos autorizados. Em seguida, vêm Santa Catarina (28), Rio Grande do Sul (26), Minas Gerais (25), Paraná (20), Rio de Janeiro (17) e Goiânia (11). A cidade com o maior número, surpreendentemente, não fica em nenhum destes estados, mas no Amazonas: Manaus, com 7 registros. É seguida do Rio de Janeiro e Teresópolis (RJ) e Goiânia (GO), com 5; já Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Frutal, Uberlàndia e Nova Lima (MG) tiveram 4.


Fonte e Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/registros-de-cervejarias-cresceram-quase-15-vezes-em-20-anos-7910904#ixzz2OU3ZFX6N

sábado, 23 de março de 2013

Viagem ao fundo do mar

Cerveja encontrada em embarcação naufragada do século 19 terá sua receita recriada

   Reprodução
Encontrada intacta no fundo do mar, a 50 metros de profundidade, uma garrafa
de cerveja terá sua receita recriada. A bebida foi descoberta junto a uma
embarcação naufragada do século 19, localizada no arquipélago de Aland,
na Finlândia.

Estima-se que ela seja uma das cervejas preservadas mais antigas do mundo.
Sua receita já está sendo estudada pela VTT Techinical Research Centre,
que deve repassá-la para Stallhagen, cervejaria local. A produção da bebida
deve começar ainda neste ano e uma coleção especial deve ser lançada
até junho de 2014.

Segundo o governo local, toda a renda obtida com essa edição especial
da cerveja será investida em causas beneficentes e em estudos
arqueológicos que ajudem na preservação do ecossistema marítimo local.
   Reprodução
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI334047-17180,00.html 

Festival Nacional da Cerveja


Festival Nacional da Cerveja encerra neste sábado em Blumenau, SC

Movimento foi grande no 2º dia do evento. (Foto: Diego Simão Rzatki)Movimento foi grande no 2º dia do evento.
(Foto: Diego Simão Rzatki)
Após exposições, palestras, shows musicais, workshops e opções gastronômicas, o maior encontro cervejeiro do país encerra neste sábado (23) em Blumenau, no Vale do Itajaí. Com mais de 500 variedades de bebidas artesanais, o Festival Nacional da Cerveja inaugurou o calendário anual de eventos para os amantes da bebida.
Nesta edição, o evento ampliou a oportunidade de negócios e movimentou uma rede que vai além do produto principal. Durante os quatro dias, fornecedores de produtos relacionados à bebida aumentam os negócios, como vendas de copos, bolachas para chopp, grãos e xarope.
Neste último dia do Festival, os portões abrem às 9h, com a Brassagem de Cerveja Caseira. No período da tarde, o especialista Márcio Beck será o responsável por ministrar um Workshop sobre Técnica de Reportagem e redação para blogueiros. A atividade ocorre às 14h. O portão do Pavilhão de Exposições do Festival Brasileiro da Cerveja abre às 15h. E a partir das 17h30, vários shows musicais comandam o último dia do Festival.
De acordo com os organizadores, é o maior encontro cervejeiro do Brasil e ocorre na cidade que já é citada como a 'Capital da Cerveja'
Fonte: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/03/festival-nacional-da-cerveja-encerra-neste-sabado-em-blumenau-sc.html
.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Microcervejaria no Simples


Senado Federal
Secretaria-Geral da Mesa
Atividade Legislativa - Tramitação de Matérias
Impresso em 22/03/2013 11h44 Sistema de Tramitação de Matérias - PLS 00136 / 2012 - Complementar 1

Identificação da Matéria
PROJETO DE LEI DO SENADO N
º 136, DE 2012 - Complementar

Autor: SENADOR - Casildo Maldaner

Ementa:
Altera a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, para permitir a inclusão de microempresas e empresas de pequeno porte produtoras de cerveja e de vinho no Simples Nacional.

Explicação da ementa:
Altera a Lei Complementar nº 123/06 para permitir a inclusão de microempresas e empresas de pequeno porte produtoras de cerveja e de vinho no Simples Nacional; revoga o dispositivo que veda a inclusão no Simples Nacional das micro e pequenas empresas produtoras de cervejas sem álcool.

Assunto:
Econômico - Tributação
Data de apresentação:
03/05/2012
Situação atual: Local:
22/03/2013 - SUBSEC. COORDENAÇÃO LEGISLATIVA DO SENADO
Situação:
22/03/2013 - AGUARDANDO LEITURA DE REQUERIMENTO
Matérias relacionadas:
RQS - REQUERIMENTO 439 de 2012 (Senador José Pimentel)
Tramita em conjunto com:
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO 242 de 2007
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO 481 de 2007
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO 701 de 2007
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO 467 de 2008
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO 90 de 2010
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO 105 de 2011
PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO 344 de 2011

Indexação da matéria: Indexação:
ALTERAÇÃO, NORMA JURIDICA, LEI COMPLEMENTAR, INCLUSÃO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, VINHO, VITIVINICULTURA, CERVEJA, PRODUÇÃO, PRODUTOR, (SIMPLES), IMPOSTOS, TRIBUTOS, REVOGAÇÃO, DESONERAÇÃO TRIBUTARIA, INCENTIVO FISCAL.

Observações:
ALTERA O SUPER SIMPLES.
Sumário da Tramitação
Em tramitação

Despacho:
Nº 1.despacho inicial
(SF) CAE - Comissão de Assuntos Econômicos
Nº 2.Aprovação do Requerimento nº 439, de 2012, de tramitação conjunta
(SF) CE - Comissão de Educação, Cultura e Esporte
(SF) CCT - Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
(SF) CAE - Comissão de Assuntos Econômicos

Relatoria: CE - Comissão de Educação, Cultura e Esporte
Relatores:
Ana Amélia (encerrado em 06/11/2012 - Parecer aprovado pela comissão)
CCT - Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
Relatores:
Gim (encerrado em 21/03/2013 - Audiência de outra Comissão)

TRAMITAÇÕES (3 últimas)

21/03/2013
CCT - Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
Situação:
PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Ação:
Devolvido pelo relator, Senador Gim, com relatório favorável ao PLS 242/2007 - Complementar, na forma
do substitutivo aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, com as subemendas oferecidas, e pela
rejeição dos PLS 481 e 701, de 2007, 467, de 2008, 90, de 2010, 105 e 344, de 2011; e 136, de 2012, todos
complementares, que tramitam em conjunto, estando em condições de ser incluído em pauta.

21/03/2013
CCT - Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
Ação:
Encaminhado à SCLSF, atendendo solicitação.
Anexado às fls. 26 a 35, Of. SF 527/2013 do Presidente do Senado Federal, Senador Renan Calheiros.
Anexado às fls. 36 a 42, o relatório oferecido.

22/03/2013
SSCLSF - SUBSEC. COORDENAÇÃO LEGISLATIVA DO SENADO
Situação:
AGUARDANDO LEITURA DE REQUERIMENTO
Ação:
Recebido neste órgão, às 9h30.Aguardando leitura de requerimento de audiência da CCJ, de autoria do Senador Vital do Rêgo.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Cerveja Caseira no Brasil


Ao Ministério da Agricultura, Pecuária  e Abastecimento 
Secretaria de Defesa Agropecuária: 
Assunto: Resposta à Consulta Pública referente à Portaria nº 34, de 28 de fevereiro de 2013.

Prezados Senhores,

Por esta levamos ao vosso conhecimento, o fruto das discussões do grupo “Regulamentação da Cerveja Caseira no Brasil”, sitio <http://groups.google.com/group/regulamentacao-cerveja-caseira>, o qual atualmente possui 276 membros espalhados por todo o Pais - da região Norte a região Sul, e integrantes de fóruns e grupos regionais, bem como associações. Nosso grupo cresceu 27% desde a resposta a Consulta Publica referente a Portaria 142/2012, demonstrando o crescente interesse da comunidade cervejeira caseira sobre o assunto.

Da mesma forma que vimos com grande satisfação a submissão a Consulta Publica a “Portaria SDA/MAPA 142/2012”, mantemos nossas posições em relação a “Portaria SDA/MAPA 34/2013”, publicada no DOU pagina 21, Seção 1 do dia 28 de Fevereiro de2013. 

As Consultas Publicas são parte de um importante processo de dialogo com a sociedade e que deve ser parabenizado, pois ajuda a construir e consolidar a cultura democrática em nosso Pais. O setor de cervejas especiais está em crescimento e e muito oportuna esta Consulta Publica neste momento impar, equivalente em importância para a cultura cervejeira no Brasil, quando da vinda das primeiras cervejas com a Família Real e seu estabelecimento neste País.

Embora o mercado de cervejas especiais venha aumentando e haja na redação da Portaria no. 34/2013 uma evolução em conceitual, em nossa opinião, o texto conforme apresentado ainda mantem entraves, que podem impedir o franco desenvolvimento de uma cultura cervejeira genuinamente Brasileira, a despeito da grande biodiversidade de nosso Pais e do empreendedorismo e criatividade de nossos cidadãos.

A empresa inglesa Mintel, uma das empresas de pesquisa mais respeitadas no mundo e especializada em inteligência de consumo e produto, divulgou em 2012 o resultado de uma pesquisa sobre o mercado de cervejas no Brasil. O setor de Cervejas Premium no Brasil obteve impressionantes 18% de crescimento em 2011, mesmo período em que houve queda de 2% no volume de produção das cervejas mainstream. No sitio da Mintel, o analista Lucas Marangoni diz: “O mercado brasileiro de cerveja apresenta um paradoxo.  Por um lado, pode ser considerado bastante desenvolvido com uma das maiores taxas de consumo anual per capita da America Latina (67 litros) e índices de frequência e penetração próximos a de culturas fortes no consumo de cerveja, como o Reino Unido e EUA (com taxas de consumo anual per capita (de 65 e 75 litros, respectivamente). Por outro lado, em termos de diversidade de produtos, inovação e complexidade da categoria, o mercado brasileiro ainda pode ser considerado incipiente.” Ainda, conforme reportagem televisiva veiculada no Jornal da Globo em 26 de dezembro de 2012, o aumento no consumo de cervejas premium ou especiais de janeiro a setembro de 2012 foi de 17%, frente a um aumento de 2,6% no mercado total. 

O Grupo Pão de Açúcar divulgou, no primeiro balanço das vendas do Natal 2012, um crescimento de 104% nas vendas de cervejas especiais. Ou seja, o interesse do brasileiro em relação a cervejas especiais vem claramente aumentando nos últimos anos em um ritmo muito mais acelerado do que o próprio mercado geral do setor. Portanto, o desenvolvimento do mercado em termos de maturidade - com mais variedade, apresentando produtos mais diversificados, mais marcas, mais estilos, produtos realmente diferenciados (em oposição ao "mais do mesmo", que hoje se mostra em decadência, mas ainda aparece nas gondolas de supermercado) - é essencial. É interessante também salientar que, para a balança comercial, os produtos nacionais premium não dominam as prateleiras. O que se vê são muitas cervejas importadas ocupando o espaço - sejam elas alemãs, holandesas, checas, americanas e ate mesmo de países com pouca tradição cervejeira, como Japão e Espanha. Facilitar o acesso a produtos nacionais premium de forma competitiva ao consumidor brasileiro teria, sem dúvida, um impacto positivo, nao somente para o consumidor e produtor, mas sim para o mercado brasileiro de cervejas como um todo. Entendemos que já existem alguns produtores próprios no Brasil capazes de contribuir para isso: nano, micro e pequenas cervejarias, bem, como as cervejarias caseiras - que hoje atuam de modo informal (não confundir com os cervejeiros caseiros que produzem cerveja como hobby, para consumo próprio.)

Nesse documento, trataremos exclusivamente das propostas para a regulamentação das Cervejas Caseiras, que é o foco do nosso grupo de discussões.

1. A Cerveja Caseira e os Produtos Diferenciados ("Especiais" ou "Premium") 

Quem acompanha os grupos de cervejeiros caseiros pode notar que o objetivo principal destes produtores caseiros e a busca pela perfeição e inovação. Minimizar ou eliminar defeitos nas cervejas (diacetil, sulfeto de dimetila, acetaldeido), reproduzir e reinterpretar estilos de cervejas e buscar novos sabores através de inovações de processos ou uso de vegetais locais são parte corriqueira de seu dia-a-dia. Inclusive evitar aditivos químicos, que alterem o paladar, aroma e sanidade do produto elaborado, garantindo uma melhor percepção orgânica das cervejas. As maiores inovações, entretanto, não chegam a beneficiar o mercado consumidor, visto que a venda de cerveja caseira atualmente não é permitida. Em alguns países, como o Reino Unido e Nova Zelândia, a venda da produção de cerveja caseira é permitida desde que com a obtenção de uma licença - e entendemos que em nosso Pais, adotar tal pratica também seria interessante.

Nos últimos anos, assistimos um grande crescimento no segmento Premium, no setor de cervejas no Brasil. O aumento do poder aquisitivo do brasileiro, aliado as facilidades encontradas pelos importadores tiveram papel fundamental no desenvolvimento deste mercado ate o momento. Com a inexorável expansão deste mercado (que, segundo a Mintel, movimentou cerca de R$ 5,29 bilhões em 2011) e o decorrente aumento das importações de bebidas industrializadas, vislumbramos a real necessidade de desenvolvermos a nano, micro e pequena indústria nacional de cerveja, notoriamente no ramo Premium. Entretanto, com os recentes aumentos de impostos aplicados ao setor, os investimentos em cervejarias com foco no mercado de cervejas especiais torna-se menos atrativo que em outras áreas. Sendo assim, entendemos que seria de grande contribuição, como também salutar, acreditar na Cervejaria Caseira como forma de suprir, em parte, esta demanda e preparar espaço para no futuro virarem microcervejarias, que tão bem podem reposicionar nossa indústria cervejeira e leva-la a um maior reconhecimento internacional em termos de qualidade e diversidade. Além disso, esta medida estimularia toda uma cadeia produtiva - desde os estudos e produção de grãos, lúpulos, maltes e adjuntos ate o comercio varejista de matérias-primas e das próprias cervejas - o que, evidentemente, geraria mais empregos e ampliaria a arrecadação de impostos.

2. Propostas para a Regulamentação da Cerveja Caseira

Nas discussões ocorridas no grupo, três principais assuntos surgiram: a livre permissão para produção de cerveja caseira para consumo próprio, a flexibilização das exigências para o registro de estabelecimento e produto e a definição de limites para a produção de cerveja caseira para fins comerciais.

2.1. Livre Permissão para produção da Cerveja Caseira para consumo próprio

Entendemos que a própria diversidade cultural de nosso Pais, formada em sua grande parte por imigrantes, e um fator crucial para que seja finalmente explicitada em nossa Legislação a permissão para a produção de também da Cerveja Caseira para consumo próprio. Vemos como desnecessária qualquer fiscalização ou necessidade de registro no MAPA para tal atividade, cabendo ao município enquadrar de acordo com seu zoneamento e/ou plano de uso do solo.

2.1.1. Concursos, Festivais e Afins

Defendemos que seja permitida a organização de eventos para divulgação da cultura cervejeira - como concursos, festivais e afins - e que a entidade organizadora destes eventos contrate um Responsável Técnico e notifique o MAPA com antecedência, encaminhando uma lista de cervejeiros produtores participantes. A cobrança de ingressos para tais eventos poderia custear a contratação do Responsável Técnico, bem como a estrutura necessária para que o evento transcorra com segurança.

2.2.Flexibilização de exigências para o Registro de Estabelecimento e Produto.

Entendemos que a comercialização de Cerveja Caseira deveria ser permitida e facilitada, desde que não haja comprometimento da qualidade e segurança do produto e consumidores. Do ponto de vista técnico, a parte da qualidade e segurança poderia ser facilmente controlada através de analise sensorial. Como a produção é limitada a pequenos lotes, o risco do ponto de vista de saúde publica e ínfimo. Sendo assim, o que propomos seria uma flexibilização nas exigências para o registro de estabelecimento e produto, com a inclusão no Anexo I da Portaria no. 34/2013 do seguinte paragrafo:

"3. Registro de Estabelecimento Artesanal ou Estabelecimento Caseiro
a. Solicitação de registro de estabelecimento (Anexo IV);
b. Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física ou Cadastro
Nacional de Pessoas Jurídicas no simples nacional;
c. Manual de Boas Práticas."

No caso, o Manual de Boas Praticas, dever-se-ia incluir: procedimentos de estocagem de matérias-primas, insumos, produtos acabados, procedimentos de limpeza e conservação do local de produção e equipamentos, e principalmente o olhar e compromisso ao destino dos resíduos gerados na produção da cerveja, para resguardar o meio ambiente, como também a saúde publica, precavendo-se contra vetores e no controle de zoonoses, sendo assim e explicito e necessário:

● o registro de lote e sua rastreabilidade,
● o registro de analista e dos resultados das analises sensoriais de cada lote
previamente a sua comercialização.

As analises sensoriais, que podem ser realizadas pelo próprio cervejeiro caseiro ou outro profissional treinado (como sommelier de cervejas ou técnico em Alimentos, por exemplo), permitem a detecção de contaminações químicas e microbiológicas; consideramos como parte fundamental na questão da segurança do produto e consumidores.

2.2.Limites para a produção de Cerveja Caseira para fins comerciais.

Fizemos um levantamento de vários dados da legislação vigente, consulta a legislação internacional, valores de consumo de água e energia para a produção em cervejarias caseiras. Levando-se em conta o consumo de agua na relação agua/cerveja, chega-se ao valor entre 4 e 6 litros de agua para cada 1 litro de cerveja produzida, observando-se inclusive a limpeza dos utensílios e do local. Já em relação aos rejeitos (resíduos sólidos), estes ficam na ordem media de 0,6 kg de bagaço do malte e trub (resto de lúpulo fervido) para cada 01 (um) litro de cerveja produzida. Essas quantidades variam conforme o estilo de cerveja produzido, contudo e confirmada em literatura de instituições como a da CETESB e em medições empíricas. Observando-se criteriosa e responsavelmente estas quantidades e relações rejeitos sólidos e efluentes líquidos (bagaço, malte, trub, e aguas servidas)/produto, entendemos que seria razoável um limite de produção caseira entre 750 e 73.000 litros anuais, para um regime diferenciado conforme proposto no item 2.2. Isso permitiria a normatização e regularização de milhares de negócios familiares, com o conhecimento do MAPA. 

Conclusão

Gostaríamos de concluir mais uma vez ressaltando a importância do cervejeiro caseiro para a inovação e diversificação do setor de cervejas especiais. Defendemos a flexibilização do registro de estabelecimento para os cervejeiros caseiros, bem como a permissão de produção de cerveja caseira para consumo próprio isenta de registro e o livre transito destes produtos para participação em concursos, festivais e eventos afins. Com relação ao destino de resíduos, defendemos que todo rejeito gerado na produção de cerveja para comercialização deve ter seu destino declarado e se possível cadastrado. Entendemos que previamente a comercialização da cerveja caseira, dever-se-á efetuar analises sensoriais para fins de controle de qualidade. Quanto aos limites de fabricação para enquadramento como cerveja caseira, defendemos um teto de 73.000 litros anuais para bares, pubs e restaurantes e limites menores conforme a infraestrutura do produtor e sua capacidade de adequação as legislações ambientais e sanitárias existentes.

Portanto, longe de nos posicionarmos a favor da venda indiscriminada de cerveja caseira, desejamos sim viabilizar a produção e comercialização responsável de produtos e, talvez o mais importante, com qualidade. Esperamos ter contribuído para uma melhor regulamentação do setor e colocamo-nos a disposição para futuros esclarecimentos e discussões.

Cordialmente,
Edson Katekawa
Eduardo Formenti Engler
Saulo Campolina Franca

Moderadores do Grupo de Discussão "Regulamentação da Cerveja Caseira no Brasil" e demais membros do Grupo de Discussão "Regulamentação da Cerveja Caseira no Brasil"

terça-feira, 19 de março de 2013

Cerveja Insana

Em Palmas, Cervejaria Insana deve inaugurar em 60 dias

O produto se destaca por se tratar de uma cerveja artesanal, com sabores trabalhados de forma diferenciada

Diário do Sudoeste Daiane Martins
 
Em Palmas há uma novidade: cerveja artesanal, produzida com qualidade e trazendo um diferencial a cidade. Trata-se da cerveja Insana, que há um ano e meio se consolidou no mercado e vem crescendo, recebendo investimentos consecutivos. Atualmente, a cerveja está sendo produzida em uma fábrica que está em fase de acabamento e, após a sua conclusão, deve aumentar ainda mais sua produção.
A fábrica tem capacidade atualmente para a produção de 30.000 litros de chope por mês, mas após a conclusão das obras, que tem o prazo de cerca de 60 dias, devem ser produzidos cerca de 30.000 litros de chope e aproximadamente 30.000 garrafas mensalmente.

Tipos de cervejas
Atualmente são produzidos quatro estilos de chope super premium, sendo eles: Insana Pilsen, que apresenta a nova formula leve, refrescante e saborosa; Insana Gold, estilo Viena, de baixa fermentação, coloração dourado com traços avermelhados, uma cerveja um pouco mais encorpada, com 5,5% de graduação alcoólica e se destaca pela sua Lupulagem aparente; Insana Weizen, feita com uma mescla de maltes de cevada e maltes de trigo, como as tradicionais cervejas de trigo alemãs, muito aromática e saborosa, turva, pois contém suas leveduras presentes até o momento do consumo, consagrando ainda mais o seu sabor; e Insana Chocolate Porter, sendo o estilo porter, escura e saborosa. Traz no seu nome o chocolate devido à quantidade de malte chocolate que é utilizado na fabricação, fazendo referência ao chocolate amargo e café.
O cervejeiro Osnimar Orben Gesser, explicou que o objetivo é ter uma cerveja com qualidade e sabor diferenciado para agradar ao público. Para isso, a cerveja é produzida passo a passo, seguindo um rígido controle de qualidade, tendo cuidados com o manuseio, tempo de fermentação e para finalizar com a embalagem.

A cerveja é conhecida por obter boas colocações em concursos de cervejas artesanais e, de acordo com o sócio proprietário da cervejaria, Pedro Reis, a cerveja vai participar do Festival Nacional da Cerveja, que acontece entre os próximos dias 20 e 23 em Blumenau, sendo que o evento envolve as melhores cervejarias do Brasil.
 

Festival Internacional de Cervejas em Portugal

Caminha organiza festival internacional de cerveja artesanal e mais 39 eventos


Portugal - O conselho de Caminha promove até ao final do Verão 40 diferentes eventos no âmbito de um programa de animação que se vai desenrolar durante 30 semanas, anunciou esta segunda-feira o município.

“O objetivo é dinamizar a economia local e atrair mais pessoas ao conselho”, explicou fonte municipal, a propósito do programa Caminha Agita 2013, entretanto apresentado publicamente e que se vai estender entre a Primavera e o Verão. Entre estes eventos contam-se uma prova de Triatlo Longo ou o Grande Trail da Serra d’Arga, mas também a Feira Medieval ou o ArtBeerFest – o primeiro festival internacional de cervejeiras artesanais.

A Câmara de Caminha assume tratar-se de uma aposta em eventos “que durem mais de um dia e que estejam diretamente associados aos recursos endógenos da região, sejam eles a gastronomia, o património ou a natureza”.

Além dos 40 eventos já agendados no âmbito deste programa, “há ainda um grande número de romarias e festas religiosas, as quais são também uma grande mais-valia para o conselho”, acrescenta a autarquia. Várias destas iniciativas, sublinha o município, são promovidas pelos agrupamentos escolares, “algumas delas com muito impacto junto da comunidade” local, mas também por associações, clubes e empresas do conselho.

Na lista de eventos conta-se ainda a “Maior mesa de Páscoa do país”, em Vila Praia de Âncora, peças de teatro, torneios desportivos de várias modalidades, feirões tradicionais ou concertos de diferentes géneros musicais.
Fonte: http://www.publico.pt/local/noticia/caminha-organiza-festival-internacional-de-cerveja-artesanal-e-mais-39-eventos-1588235

segunda-feira, 18 de março de 2013

Ambev e Diletto?

Lemann investe em 20% na sorveteria Diletto

O homem mais rico do Brasil acaba de fazer seu mais novo investimento: cerca de 20% da fabricante de sorvetes premium Diletto foram comprados por Jorge Paulo Lemann. Segundo a assessoria de imprensa da sorveteria, outras informações sobre a transação poderão ainda ser divulgadas. Com essa compra, Lemann segue na linha de investimentos no ramo de alimentação. Lemann é homem mais rico do Brasil e 33º mais rico do mundo.

Lei Seca em BH

Lei Seca em BH

Blitz na Zona Sul de Belo Horizonte leva à prisão quem saiu produzido para a balada Poucas pessoas quiseram conversar com a reportagem, mas, ainda sob a influência da bebida, não deixaram de fazer piadinhas e até desafiar as autoridades
Uma megablitz da Lei Seca organizada pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) numa das rotas das boates e casas noturnas mais badaladas da capital prendeu 13 motoristas por dirigir embriagados na madrugada de ontem. Os resultados mostram que as operações não se restringem a pessoas menos favorecidas, já que oito dos conduzidos tinham curso superior, entre eles advogados e empresários. Um público diferente, em roupas de festa, com brilhos, decotes e maquiagem, que lotou as dependências da delegacia do Departamento de Trânsito (Detran) da Avenida João Pinheiro, em Lourdes, Região Centro-Sul. O cerco ocorreu entre meia-noite e 5h30, na BR-356, entre o BH Shopping e o Shopping Ponteio, altura do Bairro Belvedere, na mesma região.

O número de jovens bem vestidos apreendidos se mostrou uma cena incomum nas dependências do Detran, no início da manhã de ontem. Pelo menos meia dúzia de suspeitos ficou presa na sala de custódia, que é de vidro, mas os gabinetes de escrivães, delegados e de registro de ocorrências da PM ficaram repletos de gente, parecendo até serem parte de uma “festa” por causa dos vestidos de gala, roupas de grife, joias e relógios da moda. O cheiro de álcool concentrado nesses recintos era tão forte que os policiais se recusaram a atender de portas fechadas. A todo momento, entre bocejos, os jovens usavam seus celulares para pedir que os pais, familiares e amigos os ajudassem. Segundo a PMRv, 11 suspeitos eram homens e havia duas mulheres.

Os níveis de álcool encontrados no ar expelido dos oito condutores que se submeteram ao bafômetro variaram de 0,52 a 0,98mg/l, sendo que 0,34mg/l já representa crime de trânsito, punido com prisão em flagrante, recolhimento de veículo, suspensão da CNH e multa de R$ 1.915,30. Uma das pessoas conduzidas ao Detran era uma estilista de 25 anos, que além de apresentar 0,61mg de álcool foi flagrada com uma bucha de maconha e transportando R$ 25 mil em joias. A mulher conseguiu provar que as peças eram de sua propriedade e transferiu sua posse para um amigo.

IRONIAS E PIADAS Poucas pessoas quiseram conversar com a reportagem, mas, ainda sob a influência da bebida, não deixaram de fazer piadinhas e até desafiar as autoridades, como um rapaz de menos de 30 anos, que chegou a dizer aos risos que “as blitzes estão certas. Só não pode me pegar de novo”. Uma chefe de cozinha, de 28, foi detida conduzindo seu veículo com um dos mais altos níveis de álcool no sangue, de 0,84mg/l, mas justificou a situação dizendo que é obrigada a experimentar pratos preparados com bebidas alcoólicas. “A blitz não pode ser tão agressiva. Minha prisão é indevida. Não estava me embriagando, mas trabalhando. Saí do restaurante na (Avenida) Francisco Deslandes (Bairro Anchieta) onde preparava alimentos, por volta de 1h30, e estava indo para minha casa, no Bairro Vila da Serra (em Nova Lima, na Grande BH)”, disse.

De acordo com a PM, a operação contou com a participação de 42 militares em 12 viaturas. Foram abordados 267 veículos, sendo que 14 deles acabaram removidos para o pátio de apreensões do Bairro Betânia, no Anel Rodoviário, Região Oeste. Os policiais autuaram 54 pessoas por infrações de trânsito e recolheram 22 carteiras nacionais de Habilitação (CNHs). A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) também divulgou balanço da Operação Sou pela Vida do sábado, informando que, dos 159 veículos abordados nas ruas de BH, três condutores foram presos por crime de trânsito, dois inabilitados detidos e seis pessoas sem sintomas que se recusaram a fazer o teste de alcoolemia e foram multadas em R$ 1.915,30.

O sargento Wander Orlandi foi enfático ao dizer que blitzes dessa envergadura continuarão a ser feitas de surpresa nas principais rotas de casas noturnas e de shows, para prevenir a condução de veículos sob efeito de álcool. “Todos esses motoristas foram presos em flagrante por crimes de trânsito e são uma amostra de que a tolerância é zero mesmo. Não vamos facilitar para ninguém”, frisou o militar.