A cervejaria detentora de marcas tradicionais como Itaipava Premium, Cacildis, Petra e Crystal, além de outras bebidas, solicitou no dia 28 de março, na Justiça do Rio de Janeiro, um pedido de recuperação judicial. A empresa declarou que suas dívidas somam a ordem de R$4,2 bilhões, sendo 52% deste passivo relacionado a parceiros comerciais, como fornecedores e terceiros.
A Justiça do Rio concedeu ao Grupo uma tutela cautelar de
urgência que liberou recursos da empresa nos bancos Santander, Daycoval, Sofisa
e Fundo Siena. Antes desse critico cenário, os recursos eram liberados paulatinamente, por meio
de solicitações específicas, de forma a preservar a saúde do fluxo de caixa.
A Itaipava estava queimando a pele no verão. A crise de liquidez vem
ocorrendo a 18 meses com as quedas das vendas. Em 2022, o volume expedido caiu na
ordem 23%, quando comparado a 2020. Com a queda de volumes, a receita bruta
recuou 17%. Nesse cenário, com a inflação generalizada dos insumos, incluindo custos energéticos, de matérias-primas e de logística, a empresa enfrentou um forte aperto de margens (conhecido também por "price-cost-squeeze")
e, consequentemente, sua liquidez foi severamente impactada. Para piorar o cenário, com juros
elevados no atual momento, a conta dependurada na cervejaria ficou mais cara. As despesas financeiras subiram na ordem de R$395 milhões, no período.
É uma conta difícil de fechar. O jeito é tentar dividir "a dolorosa" entre os presentes na mesa. Competir com as gigantes Ambev e Heineken não é para qualquer um. Manter o Market Share da cervejaria, com uma situação financeira delicada, fica cada vez mais complexo. É um verdadeiro desafio convencer os amigos a voltarem ao bar. Conquistar novos adeptos à marca, por meio de novos estilos de cervejas e campanhas publicitárias, é um desafio ainda maior.
Mas não é somente a Petrópolis que vem perdendo consumidores ou ainda passando por um default financeiro. Empresas de outros setores do varejo como as Lojas Americanas e as Lojas Marisa vêm sofrendo reestruturações semelhantes. Seria o início de uma crise no segmento varejista como um todo? Cabe estudo e análise.
Por enquanto estou de quaresma. Mas, prometo que vou prestigiar a cervejaria carioca comprando algumas garrafas, para apreciá-las no outono (que ainda está quente, ou seja, com sol de verão!) Cerveja Black Princess que me aguarde.
Boa sorte ao Grupo Petrópolis e
aos seus stakeholders. Peçam ajuda, pois o bar não pode fechar. Um brinde!
#grupopretropolis #itaipava #avecesarco #djjonesco #ESG #pelosatelite #recupecacaojudicial
https://www.revistahg.com.br/2023/03/28/grupo-petropolis-pede-recuperacao-judicial/
Nenhum comentário:
Postar um comentário