segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Mercado Americano de Cervejas

 
Mercado Americano de
Cervejas

Mercado de cerveja artesanal nos Estados Unidos migra definitivamente para um estágio de crescimento moderado de acordo com visão da Brewers Association.

A Brewers Association  (BA) – a associação comercial que representa as cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes (definidas aqui) – reportou em seu relatório sobre o primeiro semestre de 2023 que definitivamente o mercado para cervejarias artesanais nos EUA atingiu um estágio de maturidade.

Bart Watson, economista-chefe da entidade, responsável pelo relatório desejou expressar com essa avaliação que a década de grande furor e crescimento acelerado do mercado passou, mas que o período porvir ainda oferece oportunidade que estão presentes em canais e ocasiões ainda pouco explorados.

Embora uma ligeira queda de 2% em vendas no acumulado do ano indique que os negócios estão difíceis no momento, ele acredita que há dias melhores pela frente para a cerveja artesanal, especialmente para segmentos específicos neste mercado.

A avaliação de Bart Watson é que o negócio para cervejarias artesanais continuará crescendo nos EUA, mas a taxas bem mais modestas do que o que ocorreu ao longo dos anos 2010s, e que isso significa que o mercado de cerveja artesanal atingiu um patamar que é comum a outros segmentos presentes no país, deixando de ser um foguete de crescimento isolado.

Saiba mais em: https://catalisi.com.br/crescimento-meteorico-da-cerveja-artesanal-nos-eua-acabou-declara-a-brewers-association/

Meus grifos: Tenho notado uma redução da performance no mercado nacional de cervejas artesanais nas principais capitais do eixo Sul e Sudeste. (Seria ainda efeitos pós-covid? Ou mudança de Hábito de Consumo por outros tipos de bebidas?) 

Há exemplo, festivais tradicionais em Minas Gerais como o Comida de Boteco já atingiu os seus objetivos iniciais, ou cerveja, cerveja gelada, petiscos saborosos, banheiros limpos e atendimento primoroso. É um evento que já atingiu o seu ápice na Capital Mineira. Festivais de Cervejas estão indo para um mesmo caminho. O que se observa é um crescimento no interior dos estados de nosso país, com cervejarias locais, com a cara do município ao qual pertence. 

No Brasil, certamente há mais espaço para crescer a cerveja artesanal do que os Estados Unidos em termos percentuais e nesse sentindo os formadores de opinião, os empreendedores e o público entusiasta não podem deixar a peteca cair. Cabe também o Poder Público fomentar mais o setor, com reduções de impostos e um impulso ao turismo, por exemplo. 

É uma questão de oportunidade e prestígio ao segmento. Caso contrário, outros produtos como o Vinho, o Espumante, o Gin, o Whisky, o Rum e outros espíritos absorverão parte do mercado artesanal de cervejas. 

Saudades da efervescência das ACervas na década de 2010!

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