Mercado Americano de Cervejas
A Brewers Association (BA) – a associação comercial que representa
as cervejarias artesanais americanas pequenas e independentes (definidas aqui)
– reportou em seu relatório sobre o primeiro semestre de 2023 que
definitivamente o mercado para cervejarias artesanais nos EUA atingiu um
estágio de maturidade.
Bart Watson, economista-chefe da
entidade, responsável pelo relatório desejou expressar com essa avaliação que a
década de grande furor e crescimento acelerado do mercado passou, mas que o
período porvir ainda oferece oportunidade que estão presentes em canais e
ocasiões ainda pouco explorados.
Embora uma ligeira queda de 2% em
vendas no acumulado do ano indique que os negócios estão difíceis no momento,
ele acredita que há dias melhores pela frente para a cerveja artesanal,
especialmente para segmentos específicos neste mercado.
A avaliação de Bart Watson é que
o negócio para cervejarias artesanais continuará crescendo nos EUA, mas a taxas
bem mais modestas do que o que ocorreu ao longo dos anos 2010s, e que isso
significa que o mercado de cerveja artesanal atingiu um patamar que é comum a
outros segmentos presentes no país, deixando de ser um foguete de crescimento
isolado.
Saiba mais em: https://catalisi.com.br/crescimento-meteorico-da-cerveja-artesanal-nos-eua-acabou-declara-a-brewers-association/
Meus grifos: Tenho notado uma redução da performance no mercado nacional de cervejas artesanais nas principais capitais do eixo Sul e Sudeste. (Seria ainda efeitos pós-covid? Ou mudança de Hábito de Consumo por outros tipos de bebidas?)
Há exemplo, festivais tradicionais em Minas Gerais como o Comida de Boteco já atingiu os seus objetivos iniciais, ou cerveja, cerveja gelada, petiscos saborosos, banheiros limpos e atendimento primoroso. É um evento que já atingiu o seu ápice na Capital Mineira. Festivais de Cervejas estão indo para um mesmo caminho. O que se observa é um crescimento no interior dos estados de nosso país, com cervejarias locais, com a cara do município ao qual pertence.
No Brasil, certamente há mais espaço para crescer a cerveja artesanal do que os Estados Unidos em termos percentuais e nesse sentindo os formadores de opinião, os empreendedores e o público entusiasta não podem deixar a peteca cair. Cabe também o Poder Público fomentar mais o setor, com reduções de impostos e um impulso ao turismo, por exemplo.
É uma
questão de oportunidade e prestígio ao segmento. Caso contrário, outros
produtos como o Vinho, o Espumante, o Gin, o Whisky, o Rum e outros espíritos
absorverão parte do mercado artesanal de cervejas.
Saudades da efervescência das ACervas na década de 2010!
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