sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Rainha da Noite, a mineirinha sem glúten


 Maria Antonieta
Mineiros lançam o primeiro clube de assinatura do país para a venda exclusiva de cerveja sem glúten

O mestre cervejeiro Mozart Nogueira e o empresário Júlio Martins  lançam no dia 19 de setembro, quinta-feira, em Belo Horizonte a marca de cerveja artesanal sem glúten Rainha da Noite. Além do diferencial na composição da bebida - indicada para pessoas com restrição ao consumo de glúten e para os adeptos de uma dieta sem a proteína -, os rótulos são comercializados por meio de um modelo de negócio que vira febre no mundo: os clubes de assinaturas eletrônicos, em que os consumidores podem pagar mensalmente, semestralmente ou anualmente pelos produtos ou serviços. Será o primeiro clube de assinaturas para a venda exclusiva de cervejas sem glúten do Brasil.

A ideia de criar o produto, com nome de uma das árias da ópera Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, de 1791, nasceu de uma necessidade do mestre cervejeiro e pianista Mozart Nogueira, brasileiro, portador da doença celíaca. A enfermidade é caracterizada pela intolerância ao glúten - proteína presente na cevada e outros  ingredientes das cervejas tradicionais. Mozart conta que sentia dificuldade em encontrar uma “loura gelada” sem glúten com sabor agradável. “Há algumas no mercado, mas sem qualidade e sabor. Ao contrário da proposta da maioria das cervejas sem glúten, a nossa não é produzida com enzimas que degradam o glúten, e sim, de matéria-prima naturalmente sem a proteína”, compara.


Depois de se debruçar em estudos e testes durante oito anos, Mozart criou fórmulas de cervejas sem glúten e apresentou ao empresário Júlio Martins, que abraçou a ideia. Daí surgiu a marca Rainha da Noite, da ópera de Mozart, para dar nome à complexidade desta cerveja sem glúten do Mozart brasileiro, com produção em Sete Lagoas (MG), que oferece, inicialmente, o sabor Maria Antonieta (Brut IPA). 

Com o nome da monarca francesa, a cerveja tem como ingredientes  água, painço-milheto e lúpulo. Simbolizada pelo estilo bière brut, é uma bebida leve, delicada e elegante, de baixo amargor e teor alcoólico pronunciado, com aromas marcantes conferidos pelo lúpulo Ekuanot. Também no dia do lançamento haverá degustação da cerveja escura Rainha de Sabá que passará a ser comercializada 40 dias depois. Outras virão de 40 em 40 dias: Nefertiti (English Pale Ale) e Maria Vitória (Amber Ale).

As cervejas podem ser adquiridas  no site www.rainhadanoite.com.br por meio de assinaturas mensais. Atualmente, os clientes podem adquirir unidades, com preço promocional de R$ 20,00 até dia 30/09. A partir de outubro serão oferecidos três planos: o Aristocrata (R$ 24,90) e o cliente recebe em casa uma cerveja: o Família, (no valor de R$ 74,70), que dá direito a três cervejas; e o Premium (R$ 149,90) em que o cliente recebe seis cervejas. O pagamento é feito por meio de cartão de crédito.

O investidor Júlio Martins resolveu apostar nas vendas por assinatura na internet como forma de atingir um público mais selecionado, mas motivado também pelo sucesso da modalidade de negócio. Pesquisa feita pela consultoria Mckinsey revela que o comércio de mercado eletrônico por assinatura tem crescido 100% ao ano. 

Sobre o cervejeiro Mozart Tavares

O mestre cervejeiro Mozart Tavares Nogueira é natural de Itaúna-MG. Iniciou a sua carreira profissional como advogado empresarial, voltado para a indústria de alimentos. Mas foi em 2006 que descobriu sua grande paixão: a cerveja.  Por meio de pesquisas e estudos, autodidata, Mozart dominou um extenso conhecimento sobre todo o processo de produção.

Aos 33 anos, logo após descobrir que é portador de doença celíaca, aplicou seus 8 anos de pesquisa para aperfeiçoamento de uma cerveja que une qualidade, sabor e a utilização de grãos naturalmente sem glúten. 

Nasce assim, a primeira cerveja feita totalmente sem glúten com sabor agradável no Brasil. Sua principal missão é garantir momentos de felicidade, saúde e bem-estar a todos que valorizam a degustação de uma boa cerveja, sem distinção. 

Hoje, com 13 anos de estudo em sua bagagem, Mozart segue sua busca por diversidade de sabores e experiências gastronômicas únicas. Também produtor de embutidos cárneos, cervejas, hidromel, géleias, gin e licores, Mozart se mostra um verdadeiro marco na gastronomia brasileira.


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