quarta-feira, 18 de julho de 2018

7 passos para Motivação em ambientes de alta complexidade


7 passos para Motivação em ambientes de alta complexidade

O que leva mergulhadores a enfrentarem uma complexa rede subterrânea da caverna Tham Luang, com quase 10 quilômetros de comprimento, para socorrer 12 garotos de um simples time de futebol na Tailândia, mesmo sabendo dos riscos de morte? O que nos faz termos motivação para seguir adiante num Brasil cujo ambiente econômico é complexo, incerto, repleto de riscos, corrupto, com crescimento pífio, altas taxas de juros, desemprego, elevada carga tributária, de sistemas, dados e informação e ainda sim destacar-se? Acredito que seja motivação.

Recentemente, sócios de uma empresa de transportes localizada no Sul do país, mais precisamente em Joinville, Santa Catarina, me perguntaram como seria manter seus colaboradores motivados a seguirem em frente, com entusiasmo. Passei algumas horas processando aquele questionamento trazendo para mim como seria a minha forma de pensar em seguir em frente, motivado, rumo ao sucesso. Registrei em 7 passos o que seriam as chaves para criar e ter motivação.

Passo 1: Tenha propósito – proposição significa ter objetivos no curto, médio e longo prazos. Quem tem propósito tem maior poder de motivar-se. Aprendi com meus pais que devemos ter em mente pelo menos 3 coisas que gostaríamos de realizar e 3 coisas que não gostaríamos de fazer. Isso lhe dá metas para serem alcançadas. Adicionalmente, anote 5 atividades a serem executadas no dia, cujo conteúdo darão sequência aos seus propósitos. Não se trata de 4 ou de 6 atividades. São 5. É Sempre importante concluir essas 5 atividades, se disfarces ou mentiras. Um conselho: conheça as suas limitações. Isso lhe dará um toque de realidade. Em média, os meus projetos de vida (que tenho em mente) levam 4 anos para se concretizarem. Se eu viver até os meus 80 anos, terei 20 grandes projetos intensos. Pense nos seus 20 grandes projetos. Pode ser um bom emprego, empreendimento, casamento, filhos e até uma boa casa. Grandes projetos pessoais traz grandes motivações.


Passo 2: Tenha foco – é um dos passos mais difíceis que conheço. Foco tem haver com poder de concentração, disciplina e visão de conquista. É enxergar o resultado imaginário, se concretizando. E aqui entra um adendo: o ser humano possui dislexia, é desatencioso e perde atenção com outros temas fora de seu objetivo e raio de atuação. Neste caso, centre suas atividades e energia em seus objetivos, isso inclui os seus serviços diários. Não foque ou paute seus objetivos ou carreira por dinheiro. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro, assim como Da Vinci não ficou 16 anos pintando a Capela Cistina por dinheiro. Para conquistar propósitos, é necessário ter foco e batalhar duro, com alma e paixão. Pense no sucesso que irá conquistar. Sucesso é uma espécie de autorrealização. O jornalista e professor canadense Malcolm Gladwell, resume que, !sucesso é o resultado de interações mais amplas entre o indivíduo e aquilo que o cerca. É o resultado de talento, muito trabalho e sorte, muita sorte". E eu completo o seu pensamento com a seguinte frase: "sorte é estar preparado para as oportunidades".

Passo 3: Tenha criatividade – as oportunidades de vida e a motivação surgem por necessidade, observação e a sensação de desafio. Tenha base criativa! Use a energia que natural que está em suas mãos. A boa notícia é que nada está pronto! A pizza pronta não está pronta (tem que ser aquecida no forno para comê-la). Ou seja, o mundo não está pronto. Esvaziar a cabeça, ter tempo livre, estar aberto a escutar ideias absurdas, anotar em um caderno as suas sacadas (tenho um desde 2004!), aceitar a diversidade e ser curioso, são atribuições de quem quer aguçar a criatividade. Acredito que a formação profissional não está somente nos atributos escolares e na proficiência científica. Viajar, visitar museus, ir ao teatro, ler, estudar coisas fora da rotina, comer bem, são itens “extracurriculares” que ajudam na formação de um profissional de vanguarda. Inovar, ter disposição para encarar novos desafios e enfrentar o desconhecido é parte integrante de uma mente criativa.

Passo 4: Tenha mindset – significa ter pensamento de crescimento, constante e tempestivo. O livro "Mindset", da professora em psicologia Carol Dweck, é uma boa referência para entender o que é pensar em seguir adiante, de forma a não cair no ostracismo, ou ainda ficar estagnado, com a mentalidade fixa em algo ou em momentos que já se passaram e que não traz mais valor. Acrescento ainda o seguinte: a evolução física do indivíduo é natural. Não há como deixarmos o corpo com a “carinha de bebê” eternamente. Entretanto, a evolução intelectual depende e muito de como nós lidamos com as situações e os momentos que passamos ao longo de nossas vidas. O uso da inteligência emocional é uma ferramenta importante para ajudarmos a ter um mindset de crescimento, constante.

Passo 5: Tenha visão de futuro – Como será a sua vida daqui a 20 anos? Se seus propósitos são ambiciosos e ousados se prepare para o futuro. As pessoas de visão possuem características interessantes: são profundas em busca de conhecimento, possuem senso estético (capricho), desenvolvem network para atingir propósitos e resultados, praticam os 4 passos anteriores, possuem competências além daquelas normalmente requeridas em sua profissão, associam pessoas a situações e hipóteses e, sobretudo, fazem as coisas acontecerem de forma relativamente simples. O futuro as motivam a não ficarem estagnadas no passado, as incentivam a praticar ativamente o presente e, muitas vezes, de forma divertida.

Passo 6: Busque energia positiva – o treinador de futebol americano Lou Holtz cita uma frase sensacional que é a seguinte: "Habilidade é o que você é capaz de fazer. Motivação determina o que você faz. Atitude determina a qualidade do que você faz". Para ter motivação com base nas habilidades que você possui e naquelas que podem surgir, tenha positivismo e bom humor em aceitar os erros, ajustar a estratégia e seguir em frente. Associe-se a pessoas positivas e animadas. Luiza Trajano, Presidente da rede de lojas Magazine Luiza enfatiza a sua logomarca, durante as suas palestras, que diz o seguinte: “Vem ser Feliz!”. Você quer ter razão, custe o que custar, ou quer ser feliz? A Coca-Cola, é uma mestra em associar a felicidade aos seus produtos: “Coca igual a 123 calorias de Energia Positiva”. A rede Mc Donald ’s segue o mesmo caminho transmitindo por meio de seu slogan a mensagem “Amo muito tudo isso”, ou seja, traços emotivos capazes de aguçar a libido cerebral, a ciência do desejo, proporcionando sensação de prazer e energia positiva.

Passo 7: Tenha gratidão – Por fim, de nada adianta se você não agradecer aonde você se encontra neste exato momento. Agradecer ao senhor por estar vivo. Aos outros, por lhe ajudarem a seguir em frente. Gratidão é uma dívida, que "ao ser paga", se torna libertadora, para uma nova jornada rumo ao novo, ao próximo ato. Agradeça hoje mesmo aqueles que te deram forças. A partir daí você estará livre para seguir em frente, rumo aos seus propósitos.

Motive-se! Certamente, o universo conspirará ao seu favor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics