quarta-feira, 10 de maio de 2017

Ave César Books: O Catador de Sonhos

Geraldo Rufino: O catador de sonhos

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, bebida e texto

Até pouco tempo atrás me considerava um leitor comum, que lia livros tempestivamente. De uns anos para cá essa situação mudou de figura. As leituras, cada vez mais recorrentes,  foram seguidas de inúmeras visitas às livrarias, feiras, arquivos públicos e principalmente bibliotecas. Esses locais passaram a fazer parte do meu cotidiano, e de minha família também. Como estou escrevendo um livro que boa parte está pautado no depoimento de pessoas, passei a ler alguns exemplares que contassem a história de alguns "seres ilustres", com o objetivo de compreender a forma de como seus escritores colocavam as suas ideias no papel. Foi uma forma que busquei para escrever e me expressar melhor, facilitando a compreensão do meu querido leitor. Entre essas obras, encontrei uma redigida na Primeira Pessoa do Singular, ou seja, o próprio autor se comunicando diretamente com o leitor, que me chamou a atenção. Trata-se do livro de Geraldo Rufino - "O Catador de Sonhos".

A forma que ele transmite o seu conhecimento, passa a sensação que você está sentando à sua frente, e o que vos separa é apenas uma mesa. Trata-se de uma conversa franca, "papo reto" de quem errou, e que conseguiu, com a ajuda de muita gente, dar a volta por cima.

Adjetivos e termos como "atenção", "carinho", "gratidão", "respeito ao próximo", "credibilidade" e "foco nas metas", são itens que se repetem inúmeras vezes ao longo dos capítulos dando a devida importância em praticá-los. Confesso que me identifiquei muito com Geraldo Rufino. E se ele é o que está escrito no livro, posso concluir que Geraldo é um cara bacana e um empresário acima da média. 

Um dos itens que pude tirar de proveito do livro é na verdade um alerta ao empreendedor, (principalmente àqueles do segmento de cervejas, que tanto curto). Um Empreendedor, é acima de tudo, um Empresário. Toda paixão vivida em um empreendedor têm que estar alinhada à uma gestão vivida em um empresário. Tem que haver controle, planilhas para preencher, ler, interpretar e tomar atitude. Se você não tiver estratégia, você seguirá outra de outro alguém e isso significa terceirizar os seus sonhos e os seus problemas. Os sonhos são seus e os problemas de sua empresa também e cabe a você solucioná-los. Amor e paixão sozinhos não vão encher o seu bolso e seus objetivos, que visam à peneridade do seu negócio, morrerão na praia. 

Talvez eu equipare "Paixão e Gestão" à um casamento. Estar do lado de quem amamos é maravilhoso, mas para manter esse amor, com algum conforto, de um lado tem que haver paciência, humildade, concessão. Do outro, visão de longo prazo, dedicação (tomar atitude) e autocontrole das contas domésticas! Seria isso um exemplo da união de paixão e gestão?!

Boa leitura e desejo sucesso em seus empreendimentos meu leitor, ou melhor, meu bom empresário que tem paixão pelo que faz! Se cuide. Um brinde!

2 comentários:

  1. Legal o seu post Henrique! Legal, também, saber do seu momento atual, sendo mais assíduo nas leituras. Continue explorando este infinito mundo da literatura. Com certeza você verá tudo, a cada dia, mais diferente. Isso chama-se crescer! Faço isso já há algum tempo e não consigo ficar sem um livro para ler. Atualmente tem lido muito sobre cervejas, que é uma paixão que descobri e que não me deixa mais.Parabéns pelo Blog e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelas palavras amigas e pelo prestígio do blog Ítalo. Siga a gente, vamos com certeza aprimorar cada vez mais. Abraços!

      Excluir

Real Time Web Analytics