quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Mercado cervejeiro em queda

“A Conta Por Favor!”


No intervalo da reunião do "Conselhão" do Governo Federal, de ontem, Jorge Paulo Lemann soltou a seguinte frase: “A vida está dura e difícil até para vender cerveja.” A situação econômica do país gera reflexos em todos os setores. A recuperação do rítimo está distante.

Segundo reportagem do jornal O Estado de São Paulo a Ambev apresentou retração esse ano. Até o terceiro trimestre, as vendas caíram 5,1% , se comparado no mesmo período em 2015. A receita líquida apresentou queda de 6,6%.

Isso é fato. O consumidor tem pedido ao garçom para por menos cerveja no copo.


3 comentários:

  1. Beba menos, beba melhor!
    Talvez a queda da AMBEV se justifique pelo aumento das artesanais, que por sua vez são consumidas em menor quantidade. Logo, o crescimento das artesanais não reflete exatamente a queda da Ambev, uma vez que um cliente que consumia 10 unidades da Ambev em um dia, consome no máximo 2 unidade de artesanais no mesmo período.

    ResponderExcluir
  2. Acho realmente que o mercado está "abaixo ada crítica" para todos, porém, "quanto mais alto maior o tombo". Neste caso especificamente, a AMBEV leva uma enorme desvantagem pelo seu tamanho. As artesanais são um mercado pequeno, tem um público seleto e específico, que talvez não abra mão fácil de uma cerveja de qualidade, até porque este não vai parar de beber, mesmo com a crise. Além disso, o consumo deste público é bem menor em relação ao da AMBEV. Qualquer consumo vai cair sim, mas nas suas devidas proporções. Se o mercado das artesanais for inteligente, pode até tirar proveito disto. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. O consumidor esta aprendendo a apreciar cervejas diferentes.
    O consumo aumentou.
    O que diminuiu foi a venda do produto deles que é mais agua com rótulo de cerveja.

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics