segunda-feira, 14 de março de 2016

Cervejaria Canoinhense

Ministério pede modernização 
de Cervejaria

Órgão quer a adequação da produção de acordo 
com suas normas
Priscila Noernberg

A história e a cultura canoinhense foram desrespeitadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em 16 de novembro do ano passado, fiscais do órgão notificaram a Cervejaria Canoinhense e exigiram “a adequação da produção” da bebida de acordo com as normas do Ministério. As cervejas são produzidas da mesma forma e com os mesmos equipamentos há mais de um século no estabelecimento.

O produto artesanal ainda hoje é feito como na época em que seu Loeffler era vivo. Desde que ele faleceu, há cinco anos, dona Gerda cuida do empreendimento. Aos 91 anos, é ela quem atende muitas vezes os fregueses em um dos poucos pontos turísticos que o município ainda preserva. Gerda recebeu com tristeza a notificação do Ministério, mas argumenta que a família busca uma forma de viabilizar a continuidade da tradição.

A justificativa do Ministério é que a maneira como a cerveja é feita pode gerar contaminação: “a produção é uma riqueza histórica e cultural de Canoinhas e é lamentável que estejam fazendo isso com a Cervejaria”, destaca Viviane Bueno, gestora da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer. A família pediu à Justiça um prazo maior de adequação a fim de garantir a continuidade da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics