quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Editora Cosac Naify

Editora Cosac Naify encerra suas atividades


Não poderia deixar de publicar essa mensagem.
A mensagem de Charles Cosac é o retrato de quem lutou por amor à pátria e foi até o fundo de sua alma para manter um negócio em atividade. Sua entrevista no Jornal das 10 da Globo News foi emocionante e decepcionante, pelo ponto de vista de que, muitas vezes lutar contra essa maré de corrupção e injustiças fiscais, "burrocracia" e de desincentivo cultural, faz que joguemos a toalha, e muitas vezes, mudemos de país.
A editora foi uma das maiores investidoras em livros de arte do Brasil. Seus livros lembram muito a Editora Taschen, da Alemanha. É uma perda irreparável. 
Não obstante, desejamos longa vida ao Charles, que de cabeça erguida, fechou a sua empresa, de forma digna, antes de decretar algo pior.
A cultura nacional perde e muito com o fim do trabalho de Charles.
Abaixo, sua mensagem que está no blog da editora:

"Meus Queridos Amigos,
Eu gostaria muitíssimo de agradecer a todos as tantas manifestações de solidariedade acerca do fim das atividades da Cosac Naify, quase dezenove anos depois. Eu fico, em verdade, comovido quando constato que nossas iniciativas não foram em vão e essa certeza somente os senhores, leitores e amigos dessa editora, podem me dar. Muito obrigado.
Ao meu ver, uma editora deve existir exclusivamente para alimentar um projeto cultural e quando eu senti o projeto Cosac Naify ameaçado, eu julguei que seria o momento correto para cessarmos nossas atividades. Como o fiz. Dessa maneira, eu perpetuo um sonho belíssimo do qual tantos participaram e ajudaram a construir.
Eu sinto que tenho uma dívida enorme para com todos os senhores que lerem essa carta e, inclusive, para com minha própria editora através da qual eu os conheci e os senhores me conheceram também. Foi ótimo trabalhar na Cosac Naify todos esses anos e eu não poderia pensar em momentos mais felizes. Eu amo e agradeço igualmente à cidade de São Paulo, que me recebeu de braços abertos desde que a adotei como lar, há quase vinte anos.
Por fim, eu peço que saibam, que além de gratidão eu senti muito orgulho, prazer e alegria de trabalhar para os senhores todos esses anos.
Com sinceridade, o afeto e a paz que sempre luto para ter em mim.
Charles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics