Uma das bebidas
alcoólicas mais antigas e, ainda hoje, a mais consumida em todo o mundo, a cerveja
é o produto dos sonhos de muitos empreendedores. A produção artesanal, abafada
no século XX pela gigantesca indústria das leves cervejas largers, está
novamente conquistando espaço entre os consumidores. No livro “A Revolução da
Cerveja Artesanal: Como um Grupo de Microcervejeiros está Transformando a
Bebida Mais Apreciada do Mundo” (Tapioca Edições), o autor Steve Hindy
apresenta histórias de sucesso dos pequenos produtores que, valorizando a
tradição e o sabor de cada tipo de cerveja, chegaram a mais de 2700 cervejarias
nos Estados Unidos, sendo responsáveis por 6,5% do volume do mercado e mais de
10% do faturamento. A obra foi traduzida para o português por Hamilton
Fernandes.
De acordo com o
autor, a revolução da cerveja artesanal é uma história que envolve centenas de
empreendedores em diversas cidades dos EUA. “Eles batalharam por paladares para
conquistar aceitação de suas bebidas peculiares e saborosas; persuadiram os
distribuidores cansados de receber ordens das produtoras de cervejas de consumo
em massa para dar uma chance àquelas que, apesar de desconhecidas, são feitas
com muito carinho”, afirma Hindy em seu livro.
A obra também traz
depoimentos dos pequenos produtores de cerveja que contribuíram com o
crescimento desse mercado. Eles falam sobre como conseguiram vencer os
obstáculos, atraindo a atenção de distribuidores e consumidores,
comercializando pequenas marcas sem propagandas de orçamentos milionários.
A “Revolução da Cerveja Artesanal” é um relato
empolgante do renascimento da indústria cervejeira norte-americana ao longo das
últimas quatro décadas. “A indústria da cerveja artesanal evoluiu a partir de
sonhadores e pequenos produtores de cerveja caseira para um autêntico segmento
que representa 10% dos 100 bilhões de dólares da indústria especializada
estadunidense”, destaca o autor.
Nos últimos anos,
esse setor também tem crescido no Brasil. O país contabiliza, atualmente,
aproximadamente duzentas microcervejarias. Já em relação ao consumo de cervejas
industrializadas, o país ocupa o terceiro no mundo, registrando um faturamento
de R$70 bilhões, em 2013, de acordo com dados da Cervbrasil (Associação
Brasileira da Indústria da Cerveja).
Sobre a Tapioca: A
Edições Tapioca - http://edicoestapioca.com.br/ - foi criada no final de 2012
e, com apenas dois anos de atuação, já esteve entre os ganhadores do Gourmand
Cookbook Awards, um dos prêmios mais cobiçados da área gastronômica. O
reconhecimento é resultado de um trabalho que tem como premissa ser inspiração
ao redor da boa mesa e de uma empresa que foca na valorização dos profissionais
e amantes do universo da gastronomia. Já editou títulos como: “Festas em
família com o Cake Boss” e “A Cozinha Italiana do Cake Boss” de Buddy Valastro,
“Cerveja em Casa – Receitas e Dicas para fabricar sua própria cerveja” de
Christina Perozzi e Hallie Beanue, “Eu Sou do Camarão Ensopadinho com Chuchu”
da top chef brasileira Roberta Sudbrack, “iChef – Histórias e Receitas de um
Chef Conectado” de Carlos Bertolazzi e, “A Arte da Fermentação” de Sandor Ellix
Katz.
Informações
técnicas:
Título: “A Revolução
da Cerveja Artesanal: Como um Grupo de Microcervejeiros está Transformando a
Bebida Mais Apreciada do Mundo”
ISBN: 978-85-67362-10-6
Peso: 495 g
Formato: 16x23cm
Lombada: 2,1 cm
Páginas: 352
Preço: R$ 65,00
Informações para
imprensa
KB Assessoria em
Comunicação – 11 4332.9808 | 9 9211.7420
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