quarta-feira, 25 de março de 2015

2o Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja 2015

Melhor sommelier de cerveja do Brasil diz que tem muita hora/copo


Você gosta de cerveja? Você sabe escolher uma cerveja? Você sabe distinguir uma da outra? Saiba que há um profissional específico para isso: o sommelier de cerveja. Neste domingo (22), oblogueiro Gil Lebre Abbade foi eleito o melhor profissional da área no Brasil.
Esta foi a segunda vez que ele participou da competição. Com o resultado, Gil Lebre, de Niterói (RJ), e outros 24 candidatos irão disputar o Campeonato Mundial de Sommelier, que será realizado em São Paulo, em julho deste ano. Ao todo, foram 150 inscritos nesta etapa.
"Não tem um dia que eu não bebo uma cerveja. Não tem um dia que eu não leia, não estude sobre [isso]. Mas ainda é uma estrada muito longa. [...] É só o começo de muita dedicação, muito estudo, muita hora/copo. Bebi muito para estar aqui", conta Gil Lebre.
O blogueiro diz que qualquer um que se dedique, bebendo com responsabilidade, pode chegar a esse nível de conhecimento sobre a cerveja.
O segundo colocado foi Guilherme Rossi, seguido de Rodrigo Sawamura, Fernando Chaves e Daniel Tortella.No sábado (21), 45 candidatos aprovados participaram de uma degustação às cegas. Apenas um deles faltou. Eles tiveram de descobrir o estilo de oito cervejas oferecidas em taças, sem que os rótulos fossem apresentados.
Segundo a sommelier Kathia Zanatta, diretora do Instituto de Cerveja do Brasil (ICB), três candidatos não acertaram nada, 11 acertaram uma cerveja, 18 tiveram dois acertos, dez deles acertaram três estilos da bebida, apenas um acertou cinco delas e um dos candidatos conseguiu desvendar cinco das oito amostras.
A etapa final, neste domingo, incluiu outro teste às cegas, uma entrevista com três perguntas técnicas e a simulação de um serviço de sommelier a quatro clientes em uma mesa de bar montada no local da prova.
"O concurso neste ano estava mais difícil. A diferença entre um candidato e outro foi muito pequena. Além disso, neste ano os candidatos tiveram de identificar, às cegas, oito estilos de cerveja. No ano anterior foram seis", disse Kathia.
Eles foram avaliados por Arthur Azevedo, diretor da Associação Brasileira dos Sommeliers (ABS) de São Paulo; Alfredo Ferreira, diretor do ICB; Hans-Peter Drexler, mestre cervejeiro da Schneider Weisse. Eles analisaram os conhecimentos técnicos dos cinco finalistas.
Na outra banca, montada para análise do serviço apresentado pelos candidatos estava Mário Telles Júnior, presidente da ABS; Sady Homrich, consultor e especialista em cerveja (baterista do Nenhum de Nós); Juliano Mendes, consultor e especialista em cerveja; Martin Zuber, mestre cervejeiro da Paulaner.
Segundo Estácio Rodrigues, diretor do ICB, neste ano nenhuma mulher chegou até a final. Em 2014, uma candidata ficou entre os cinco melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics