terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cerveja Benedita

Jornalistas lançam segunda edição de cerveja 
com "furrundu"


Movido por paixão pela bebida, hobby começou em 2012; agora, bebida vai entrar em escala comercial

PRISCILLA VILELA
Da Redação

Os amantes de cerveja artesanal de Cuiabá, a partir de fevereiro próximo, terão a oportunidade de começar a provar a cerveja “Benedita”.

De sabor um tanto exótico, a marca, idealizada pelos jornalistas Anselmo Duarte e Rodrigo Vargas, após dois anos de criação, começa finalmente a atingir escala de comercialização para que todos cuiabanos possam experimentar o que, até agora, somente amigos próximos e familiares dos criadores já puderam constatar: furrundu e malte combinam, sim.

O furrundu, doce popular cuiabano composto com rapadura e mamão, é a matéria-prima que dá o sabor diferenciado da Benedita para a fórmula oficial, que será colocada nas prateleiras de mercados.

De classificação Stout, a cerveja é mais encorpada, cremosa, com bastante espuma, ou como dizem Anselmo e Rodrigo, "de personalidade".

A marca Benedita, aliás, é totalmente pensada em traduzir uma faceta da personalidade cultural cuiabana, passando pela gastronomia, história e valorização de produtores da terra.

O furrundu que "dá a vida" a cerveja, por exemplo, é produzido por uma doceira conhecida da região, a Dona Eugênia, que fabrica seus doces caseiros em sua própria casa, no tradicional Ribeirão do Lipa, na região do Santa Rosa.

“Nossa maior intenção era fazer uma cerveja que valorizasse a culinária, a história e a cultura de Cuiabá. Além disso, tem o fato de que a Benedita faz girar aqui uma espécie de rede, porque o furrundu que usamos para a fabricação é todo feito aqui. A viola de cocho de embalagens especiais é feita por um artesão da cidade também. Tem essa questão da valorização cultural”, afirmou Anselmo.

Como não há fábrica própria ainda, a Benedita está sendo feita em Ribeirão Preto (SP), pela Invicta, e distribuída pela empresa Células Distribuidora.

Quem quiser mais informações sobre a Benedita, pode acessar a página da marca no Facebook: www.facebook.com/cervejabenedita.

Para saber onde será vendida a bebida, basta ligar na distribuidora Única, no telefone 
(65) 8449-9393.

Foto: Rodrigo Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics