quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Açaí Weizen

Universitários do Amazonas apresentam cerveja artesanal 

de Açaí tipo Weizen

Na noite de terça-feira (20), apresentaram os resultados para a
pró-reitoria da Ufam, professores e estudantes e, na
oportunidade, ofereceram degustação da cerveja.

    Universitários do Amazonas apresentam cerveja artesanal de Açaí tipo Weizen
    Universitários do Amazonas apresentam cerveja artesanal de Açaí tipo Weizen(Eduardo Gomes/ CIÊNCIA em PAUTA)
    Em apenas três meses, quatro alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) elaboraram um projeto científico-experimental que resultou no processo de fabricação de uma cerveja artesanal a partir do Açaí.
    Desafiados pelo professor da disciplina Operações Unitárias I, do 6º e 8º  período, dos cursos de Engenharia Química e Petróleo e Gás, Johnson Pontes de Moura, os alunos desenvolveram o trabalho “Produção da Cerveja de Açaí – Tipo Weizen”. Na noite de terça-feira (20), apresentaram os resultados para a pró-reitoria da Ufam, professores e estudantes e, na oportunidade, ofereceram degustação da cerveja.
    Johnson Pontes disse ter laçado esse desafio para que os estudantes contemplassem processos reais, dimensionassem os equipamentos e principalmente, valorizassem as competências e habilidades que tiveram até o momento nas disciplinas de engenharia. O professor ficou satisfeito com os resultados. “Sinto-me, não na função de professor, mas na função de educador, orgulhoso em ver o resultado desse trabalho”, admite o professor.
    Diogo Freire, um dos integrantes da equipe, justifica a escolha do Açaí devido a abundância do fruto na região, seu alto valor nutricional e por ser um produto fácil de ser encontrado. No processo de fabricação da cerveja, Freire diz que o fruto foi o grande salvador. “Graças a ele, conseguimos o açúcar necessário para a formação do álcool. Em determinados processos de fabricação da cerveja nós tivemos alguns erros, tivemos que eliminar alguns açúcares que o açaí lá na frente recompensou. Com isso, tivemos um teor de álcool de 6% na cerveja”, detalhou o estudante do curso de Petróleo e Gás.
    Outro benefício apontado durante a apresentação pela estudante, Aurilene de Paula, é o potencial do fruto em sua formulação bioquímica com a presença de antioxidantes. De acordo com a pesquisa realizada durante o projeto, a cerveja do Açaí do tipo Weizer também apresenta compostos que colaboram no tratamento de ferimentos na pele. “O alto teor de vitaminas do complexo B presentes nesse tipo de cerveja é considerado benéfico para a pele. Na Alemanha, por exemplo, as cervejas do tipo Weizen são receitadas no tratamento de doenças de pele”, explicou.
     A pró-reitora de Inovação Tecnológica,  em exercício, professora Maria do Perpétuo Socorro Coelho, acompanhou a apresentação dos alunos, e elogiou a dedicação da equipe com a produção científica. Segundo ela, a universidade quer que os alunos façam as suas práticas e que elas possam ser úteis para a sociedade, transformando-se em um negócio futuro com a utilização e inclusão, principalmente, de matéria prima regional. O custo para a produção de mais de 20 litros foi de R$ 1.285,00 reais.
    O açaí 
    Fruto de uma palmeira nativa da várzea da Região Amazônica, o açaí é um fruto pequeno, de cor roxa que se forma em cachos. De acordo com as características descritas em diversas pesquisas, ele possui um alto poder antioxidante, vasodilatador e anti-inflamatório. Em sua composição há presença das vitaminas B1, C e E, além de potássio, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, entre outras. No Norte do Brasil, é considerado um alimento muito importante devido suas qualidades nutricionais.
     Cerveja de açaí é eleita a melhor em 2014
     A cerveja Açaí Stout (7,2% de teor alcoólico), da paraense Amazon Beer, foi eleita em 2014, no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC) a melhor cerveja do Brasil.
     Segundo noticiou o site brasileiro Globo.com, o júri formado por 25 especialistas nacionais e internacionais escolheu a cerveja da Amazon Beer, fundada em 2000, em Belém – onde tem uma fábrica e um bar na Estação das Docas, pointnoturno da capital paraense – entre 414 concorrentes.
     Segundo a equipe que desenvolveu o projeto “Produção da Cerveja de Açaí – Tipo Weizen”, a partir da apresentação e aprovação do sabor da bebida pelos degustadores, a expectativa é reunir o grupo e definir os próximos passos a serem tomados.
    *Com informações da assessoria de comunicação.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Real Time Web Analytics