quinta-feira, 3 de julho de 2014

V BH Home Bier

Convocação para o V BH Home Bier



Prezados Homebrewers,

Temos o prazer de anunciar que realizaremos o V BH Home Bier por ocasião do Frei Tuck Biergarten, evento de comemoração do aniversário do programa Pão e Cerveja, da Fabiana Arreguy, na CBN, que terá lugar na Cervejaria Küd e na praça dos 4 Elementos (ou Küd Platz), em frente à cervejaria, no dia 19 de julho. Em 2014 o programa completa 5 anos!

 

Este concurso foi realizado pela primeira vez em 2007, quando o movimento homebrew estava engatinhando em BH. Quase não havia cervejeiros caseiros. Portanto, Marco Falcone e eu, ao idealizarmos o concurso, que, na realidade, recebeu o nome de “Mostra de cervejas caseiras”, decidimos fazer uma eleição das melhores cervejas, independentemente de estilo. O resultado foi muito bom e todos os participantes, assim como o público, se divertiram muito!

Portanto, o BH Home Bier é um concurso onde todos os estilos BJCP competem entre si. Os juízes avaliam a cerveja de acordo com o estilo relatado pelo cervejeiro no momento da inscrição e dão suas notas conforme a adequação ao mesmo. As melhores notas vão para a rodada final, independentemente do estilo.
Na rodada final, os juízes, após reavaliarem as amostras, dão suas notas. A cerveja com mais primeiros lugares na avaliação dos juízes é declarada campeã.

Novidades desta edição:

- Em função de o evento de premiação estar sendo realizado no município de Nova Lima e de receber apoio da Prefeitura, decidimos alterar o nome do concurso, que a partir de agora será denominado FT Home Bier, sendo FT as iniciais do Frei Tuck, que recebeu as três primeiras edições do mesmo;

- Os associados da Acerva Mineira terão prioridade na inscrição. Serão 40 vagas e, caso não sejam preenchidas pelos associados, haverá abertura para não associados e cervejeiros de outros estados;

- A cerveja campeã terá sua receita registrada no MAPA e será produzida na cervejaria Küd. A cervejaria não se apropriará da receita, que continua como propriedade do Homebrewer. O cervejeiro participará do processo, inclusive elaboração do rótulo e ficará com 5 caixas contendo 15 garrafas de 600 ml cada, no total de 75 ud. O restante da produção ficará com a cervejaria, que irá fazer seu lançamento no Brew Pub Küd e comercializá-la nas principais casas cervejeiras.

Vale lembrar que será a cerveja dos 5 anos do Pão e Cerveja!

Como participar:

1 - Efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) por cerveja inscrita, via depósito/transferência para a conta corrente abaixo:
            Caixa Econômica Federal
            Agência 0093
            Operação 001
            Conta 30383-1
            Titular Luiz Flávio Leão Ferreira, CPF 827822966-04

2 – Enviar o comprovante para o email freituckslowbeer@yahoo.com.br, incluindo Nome completo do Cervejeiro, telefone e CPF.

3 – Cada cervejeiro poderá inscrever até duas cervejas no concurso. A taxa de inscrição é por cerveja inscrita e não por cervejeiro.

4 – As amostras das cervejas inscritas deverão ser entregues em local, data e hora a ser divulgado posteriormente neste mailing;

5 – Para preenchimento das vagas, será considerada a data e hora da efetivação do pagamento da taxa de inscrição. A critério da comissão organizadora poderão ser abertas mais vagas.
O prazo exclusivo para inscrição de associados da Acerva será até o dia 1º de julho de 2014.
Após o encerramento deste prazo, o cervejeiro já inscrito com o limite de duas amostras concorrentes poderá efetuar novas incrições.

6 – Caso o inscrito não entregue as amostras dentro do prazo estipulado, sua inscrição será cancelada e sua vaga será disponibilizada. Caso seja preenchida, a taxa de inscrição será restituída.

7 – Cada amostra de cerveja inscrita deverá ser composta de quatro garrafas de 500 ou 600 ml da cerveja.
As garrafas serão usadas para avaliação na rodada preliminar e, caso classificada, na rodada final. Nenhuma garrafa será devolvida. As amostras não abertas no concurso poderão ser utilizadas pela organização com propósitos que não de venda ou comercialização de qualquer tipo, durante o evento.

Identificação das cervejas
Cada garrafa deve conter os seguintes dados:
  • Nome, CPF e telefone do cervejeiro participante
  • Estilo BJCP – código e descrição – imprescindível!!
A degustação da cerveja pelos juízes será cega, cabendo à organização impedir a visualização deste rótulo aos mesmos. O rótulo em cada garrafa visa facilitar o controle das amostras, pela organização.

Avaliação das amostras

O concurso terá uma fase preliminar, onde os juízes irão dar notas a todas as participantes, conforme diretrizes do BJCP, avaliando positivamente a adequação ao estilo indicado pelo cervejeiro e, negativamente, off-flavours e outros defeitos.

As seis melhores notas irão para a final, A critério da organização, mais de seis cervejas poderão passar para a final.

Na rodada final, todos os juízes avaliarão todas as cervejas classificadas. Cada um deles irá indicar sua preferida, ou seja, a mais representativa do estilo indicado. Irá, ainda, enumerar as demais cervejas em ordem de preferência até a última colocada.

A campeã será a que tiver mais votos como melhor cerveja da rodada final. Caso haja empate nesse critério, o desempate se dará por votos como segunda colocada e assim por diante, caso necessário.

As datas e locais da avaliação serão divulgadas posteriormente.

Todas as fichas de avaliação da rodada inicial serão disponibilizadas para os cervejeiros, após o evento.
  
Premiação:
As três primeiras colocadas ganharão medalhas e prêmios oferecidos pelos parceiros do evento.

  
Estamos à disposição para dúvidas e outros esclarecimentos que se fizerem necessários Poe email ou telefone, conforme abaixo.



Abraços,

Luiz Flávio L. Ferreira
31-88136366


Um comentário:

  1. gostaria de entrar em contato com o responsável pela cervejaria
    algum tem o telefone de contato
    diene@marceloautomecanica.com.br

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics