terça-feira, 27 de maio de 2014

Como manusear um cilindro de Co2

Aprenda como usar corretamente um cilindro de Co2

A comunidade cervejeira vem ganhando cada vez mais adeptos que, com entusiasmo, buscam fazer uma cerveja artesanal, em casa. Vira e mexe deparamos com notícias não muito agradáveis com o uso de gás carbônico, seja pela compra de cilindros usados ou "camuflados" ou vazamentos sérios que poderiam causar uma possível explosão. Cilindros camuflados são normalmente extintores adaptados. Veja o depoimento de quem comprou um cilindro nessas condições:( http://www.homebrewtalk.com.br/f38/cilindro-co2-6kg-403306/ )

ImagemA White Martins e empresas do segmento sempre anexam em cada cilindro uma etiqueta plástica ou um adesivo próprio relacionado às práticas de manuseio. Há cuidados importantes que devem ser levados em consideração, tais como carregar sempre o cilindro em pé, executar testes hidrostáticos para identificar fissuras, evitar o uso em locais de muito calor (cilindro do lado de churrasqueiras...), não executar repasse ou transferência de gás entre cilindros etc. (A foto mostra um cilindro que passou por temperatura elevada).

A seguir segue o link das normas da White Martins sobre o manuseio técnico que deve-se dar a devida atenção. Trata-se de uma ficha de informação de segurança. A boa leitura desse documento lhe propiciará um grande aprendizado de como usar corretamente um cilindro de CO2. . http://www.proplad.ufu.br/sites/proplad.ufu.br/files/GasesEsp-DioxidoCarbono-FISPQ-4574.pdf  e http://zonaderisco.blogspot.com.br/2009/10/manuseio-de-cilindros-de-gases.html e http://www.paintballcenario.com.br/forum/t90-sistemas-de-ar-amp-cia-faq.html

Por fim, caso vá adquirir algum equipamento de CO2, para sua segurança, procure não economizar. Compre o seu primeiro kit 100% em equipamentos novos, incluindo manômetros e conexões. Neles haverá nota fiscal e a garantia do fabricante. O preço é sempre acessível para todos os bolsos, sem grandes preocupações.

Boas Cervejas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics