sábado, 15 de março de 2014

Festival Brasileiro de Cerveja


Festival Brasileiro da Cerveja traz centenas de sabores para a bebida.

Visitantes podem provar 600 rótulos com várias cores, aromas e sabores.
Evento acontece em Blumenau (SC) e reúne cervejeiros de todo o Brasil.

Vanessa MoltiniBlumenau, SC

Uma variedade de aromas, sabores, texturas e tipos de cerveja está em exposição no Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece até sábado (15) em Blumenau, no estado de Santa Catarina.
Ao todo, são cerca de 600 rótulos. Quase 40% das microcervejarias do país estão representadas no evento. Há seis anos, Blumenau reúne apreciadores e profissionais renomados do mercado cervejeiro. “O brasileiro está descobrindo que a cerveja tem muito ingrediente novo e que a inovação faz com que se procure algo sempre diferente”, explica Valmir Zanetti, organizador do festival.

O mercado das cervejas artesanais já representa 5% do consumo da bebida no Brasil. O vencedor do concurso que elegeu a melhor cervejaria do país é de Curitiba, no Paraná.
Quem vem para o Festival Brasileiro da Cerveja está disposto, claro, a provar novos sabores. No ano passado, tinha rapadura, capim-limão, laranja e café. Mas, neste ano, muitos outros sabores podem ser descobertos. “A gente vem trazer do Rio Grande do Sul algo que não só é da cultura gaúcha. Não é o sabor do chimarrão, é o sabor da erva crua", afirma Humberto Fröhlich, cervejeiro do Rio Grande do Sul.
As cervejas de frutas estão em alta e tem até cerveja cor de rosa. “Ela leva cerca de 200 gramas de framboesa por litros de cerveja. Ela tem uma intensidade de cor e de sabor muito forte”, explica Maurício Chaulet, outro cervejeiro gaúcho.

Além da melhor cervejaria, o festival também escolheu a melhor cerveja artesanal do país. Veio de Belém do Pará e, na receita, vai uma especialidade da região: o açaí. "A gente criou uma identidade nossa, com as nossas coisas. Somos inspirados pela floresta amazônica para fazer produtos únicos", define o criador da cerveja de açaí.
Para quem não se rende à combinação das frutas, uma cervejaria chilena oferece o mel para os paladares mais adocicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics