segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Taberna do Vale e Curso de Cerveja Artesanal

Curso de Cerveja Artesanal - Taberna do Vale


Retransmitimos as palavras amigas de Pedro Gibran, do seu blog Bier Kunst
Participei nessa semana dos cursos de Conceitos básicos em Cultura Cervejeira, Degustação & Harmonização e de Produção Teórica e Produção Prática na Cervejaria Escola Taberna do Vale, localizada no Jardim Canadá. O curso ministrado pelo Felipe Viegas conta com material didático, chope brake e ensina também os principais "pulo do gato" durante a produção caseira da cerveja, deixando o aluno apto a fabricar cervejas artesanais no âmbito de Homebrew.

Brasagem do mosto

O curso completo é dividido em duas etapas, com 3 módulos realizados em 3 encontros: 
Curso Básico: Cultura Cervejeira, Degustação e Harmonização 
1º Módulo: Introdução à Cultura Cervejeira e Análise Sensorial - História e princípios básicos sobre a cerveja, Degustação de cervejas especiais; Harmonização com 4 pratos e 1 sobremesa (5 cervejas e 5 harmonizações);
Curso Completo: Produção de Cervejas Especiais
2º Módulo: Aula teórica - Ingredientes cervejeiros; Diretrizes para elaboração de receitas nos estilos do BJCP (Beer Judge Certification Program), Equipamentos e Processo de Produção.
3º Módulo: 
Aula prática 1 - Realizada em estrutura fiel à utilizada para produzir sua cerveja em casa. Recursos de fácil alcance, possíveis de se realizar em casa, sem necessidade de equipamento industrial. Produzimos uma receita com volume de 40 litros, medida ideal para quem quer se tornar um Homebrewer - Cervejeiro Caseiro ou mesmo iniciar o processo de realização do sonho de um dia ter sua própria cervejaria;
Aula prática 2 - Envase da cerveja produzida na primeira aula prática, com direito a levar 1 garrafa da produção para casa.
 
 

Nossos parabéns Pedro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics