sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Orval

Orval pode perder o selo de autenticidade trapista

por Fabian Ponzi

Uma das cervejas trapistas mais apreciadas e admiradas está prestes a perder o selo de autenticidade. Chorem, fãs da Orval! Por falta de monges na Abadia de Notre Dame d’Orval, para manter a produção o mosteiro está tendo que, cada vez mais, contratar trabalhadores de fora, o que vai de encontro aos requisitos da International Trappist Association, que reza que a cerveja deve ser feita dentro de uma abadia e sob a supervisão de monges trapistas.


Oficialmente uma cervejaria desde 1931, a Orval foi a primeira cerveja trapista a ser vendida a nível nacional na Bélgica e, posteriormente, a nível internacional. Sua produção anual é de 70.000 hectolitros e não existe a intenção de aumentar a produção, que já atingiu seu limite. O problema é que o número de monges na abadia está caindo a cada década. Para se ter uma ideia, na década de 80, o mosteiro contava com 35 monges. Já, atualmente, o número caiu para 12.

“Obviamente, nós queremos ver novas pessoas vindo até nós, mas monges não são encontrados através de headhunters”, diz irmão Bernard, monge de Orval há mais de 40 anos. A escassez de pessoas dispostas a entrar para a vida religiosa é uma realidade atual e vem acarretando o fechamento de vários mosteiros na Europa.

“Tudo o que podemos fazer é esperar que as pessoas que queiram seguir esse caminho de vida apresentem-se à abadia”, conclui irmão Bernard. E nós do Bebendo Bem apelamos aos que tem Jesus no coração que sigam esse caminho de fé e amor. Deus e a Orval precisam de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics