domingo, 8 de dezembro de 2013

Mercado de cerveja no Brasil 2013 - 2014

Consumo de cerveja cai em 2013, mas 2014 promete

No sistema de rastreamento da Receita Federal – Sicobe – a produção de cerveja no Brasil caiu de 13, 7 bilhões de litros no ano passado para um pouco mais de 12,0 bilhões em 2013. Queda expressiva para um setor só apresentava crescimento nos últimos anos. Antes, havia a previsão de que o desempenho do setor pudesse ser um pouquinho melhor, alcançar o empate com o ano anterior.

O sentimento de que não vai dar nem para empatar foi ganhando força quando a produção de bebidas não reagiu no segundo semestre, conforme cogitavam os mais otimistas. Em setembro, as fabricantes conseguiram adiar, por prazo ainda indefinido, o aumento dos impostos federais que estava previsto para vigorar a partir de outubro.


As apostas das cervejarias para voltar a crescer em volume se concentram no próximo ano. Se a demanda dos consumidores ainda não mostra sinais de retomada, pelo menos o calendário de 2014 traz uma promissora combinação de Carnaval tardio, estendendo o verão que no Brasil é sinônimo de maior vendagem de cerveja, com a Copa do Mundo a partir de junho. Diante do ambiente de consumo retraído, o crescimento do setor de cervejas está sendo puxado pelos aumentos de preços e pela estratégia de ampliar a participação de produtos “premium”. Um nicho que ainda tem grande potencial de crescimento no Brasil.
http://www.campograndenews.com.br/colunistas/em-pauta/consumo-de-cerveja-cai-neste-ano-e-cervejarias-apostam-em-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics