terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cervejas Brut

Brinde o novo ano com cerveja!

Por Gabrielle Mazzetti 

Brasileiro gosta mesmo é de uma boa cerveja, não é? Pensando nisso e com a chegada do final de ano, a Revista Residenciais apresenta cervejas especiais para passar as festas 


Cervejas Espumantes? Isso mesmo! Listamos algumas marcas, lugares para comprar, preços e etc com a ajuda do escritor do livro Brasil Beer – O guia de cervejas brasileiras, Henrique Cesar Pires de Oliveira, dando algumas dicas sobre cervejas espumantes e como combiná-las com os pratos de final de ano.
método Champagnoise (foto Alexandre Marcussi)O Natal está logo aí e para celebrar de forma exclusiva e diferente sugerimos as cervejas espumantes conhecidas – como Bière Brut ou Bière de Garde – que são um dos estilos mais novos e interessantes existentes no mundo cervejeiro. Originária da Bélgica, essas cervejas se destacam por seu processo de maturação, que além de prolongado, repete os tradicionais existentes no mundo dos espumantes como: método charmat – que consiste em efetuar a maturação em tanques ou barricas – e método champenoise – que consiste na retirada da tampa metálica, removendo os levedos existentes na garrafa por meio de congelamento de seu gargalo inserindo a rolha de cortiça para uma refermentarão, explica Henrique.
Rodrigo Lemos, Zitólogo (cervejólogo), beer sommelier, editor do Beer Architecture (primeiro blog especializado em cerveja do Brasil), professor e promotor de cursos, palestras e eventos relacionados à cultura cervejeira, também conversou com a Residenciais e explica:  As Bière Brut são os champanhes de cerveja, ou seja, cervejas de origem belga que sofrem uma segunda fermentação na garrafa, adquirindo teor alcoólico e perlage de champanhe, mas preservando aromas e sabores frutados típicos das strong ales belgas. Cervejas deste estilo harmonizam com caviar, frutos do mar, aves, queijos gordurosos e adocicados com gruyère, emmenthal ou maasdam e sobremesas à base de frutas.
Algumas cervejas podem levar leveduras de vinho, além da tradicional levedura cervejeira. Extremamente delicadas, apresentam perlage exuberante com bolhas finas. Seus aromas e sabores refletem notas cítricas, picante e alcoólicas. Sua cor varia do amarelo palha a tons mais escuros, às vezes puxados para o laranja. Normalmente são armazenadas em adegas específicas ou em caves subterrâneas.

HenriqueOliveira_2013 (2)
Henrique Cesar Pires de Oliveira
Copos para cervejas espumantes
A taça mais indicada é a de champagne, do tipo flute. Além da estética e elegância que a bebida merece, ela mantém concentrados os aromas, a temperatura e a perlage exuberante da cerveja.
Conservantes
O uso de conservantes pode interferir no perfil organoléptico da cerveja, sobretudo no aroma e sabor, porém na maioria das vezes é imperceptível. O excesso de conservantes pode ser prejudicial à saúde, pois se trata de química adicionada à cerveja, muitas vezes desnecessária. Existe uma preocupação de vários produtores, sobretudo artesanais, de se evitar o uso de conservantes e demais aditivos químicos e até mesmo do processo de pasteurização, deixando a cerveja o mais natural possível.
Rodrigo Lemos
Rodrigo Lemos

Diferença entre Chopp e Cerveja
A diferença entre chopp e cerveja é, basicamente, o método de envase e de serviço. O chopp é envasado em barris e servido através de chopeiras, por método de extração do líquido por pressão, com uso de gás carbônico ou nitrogênio. Já a cerveja é comumente envasada em latas ou garrafas. A pasteurização não é obrigatória para nenhum deles, existe cerveja não pasteurizada e chopp pasteurizado. A vantagem do chopp é que geralmente ele é mais fresco, e a maioria das cervejas fica melhor quando é mais nova.
Blend da cerveja! Ingredientes
O blend é normalmente o uso de leveduras do estilo Ale (de alta fermentação) e, em alguns casos, cepas de leveduras de vinho. O segredo é manter a temperatura constante de maturação, girar as garrafas tempestivamente na adega para obter uma refermentação homogênea. Enfim, cuidar de cada garrafa como se fosse um bebê recém-nascido dentro da maternidade. Veja o quadro das cervejas que indicamos para o fim de ano.
NOVO Residenciais89.indd
Onde comprar:
Em Belo Horizonte –  www.mamaebebidas.com.br;
Método-Champagnoise  (foto: Alexandre Marcussi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics