segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Memorial Minas Gerais Vale

Chichico Alkmim: 
Paisagens Humanas - Paisagens Urbanas

Nesse fim de semana tive a grata surpresa de estar na Praça da Liberdade com minha família, no fim de semana de 12 horas de programação cultural gratuita. O evento foi dividido em dois ambientes - um interno e outro externo - localizados no Memorial Minas Gerais Vale e na Praça Carlos Drummond de Andrade situada entre o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Vale.

O tópico do evento é o mês é o da consciência negra. Nos diversos ambientes do Memorial observamos uma programação extensa, com a presença de música (samba e anos da Black n' Soul), performances de capoeira, e contos. Entre os espaços físicos com mostras, gravuras, imagens e roupas, me saltaram aos olhos três ambientes:  "Moda em Minas, Drummond Poeta, e Chichico Alkimim.

Esse último, Chichico merece destaque na mostra. Seus primeiros registros fotográficos tem início em 1907 e constituem, atualmente, um dos mais significativos documentos da memória visual mineira. Diamantina, portal do Vale do Jequitinhonha e UNESCO é uma referência histórica, cultural e política para Minas e para o Brasil. Mesmo de família ciosa de sua história (era irmão mais velho de José Maria Alkimim, político do PSD que chegaria a Ministro da Fazenda e vice-presidente da República), era pessoa humilde, simples e hábil na fotografia.

Vale a pena visitar o Memorial Vale. Leve sua familia! O ambiente é para todos! A entrada é franca ou quando cobrado é a preços populares.

Foto: Chichico Alkimim - Divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics