segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Apreciar cervejas é muito bom!

Você sabe apreciar a sua cerveja?

Falar de cerveja no Brasil parece ser tarefa fácil quando se trata de um país tropical e apaixonado por uma gelada, não é? Mas a tarefa não é tão fácil assim não…
Por Gabrielle Mazzetti
No Brasil estima-se que existam mais de 200 microcervejarias concentradas nas regiões Sul e Sudeste. As cervejas artesanais atualmente já indicam 0,15% do mercado brasileiro. No ano de 2012 foram produzidos 13,7 bilhões de litros de cervejas no país, incluindo as industriais, o que representa 422 milhões a mais do que as produzidas em 2011.
Henrique Cesar Pires De Oliveira, escritor do livro Brasil Beer – O guia de cervejas brasileiras, um dos mestres cervejeiros mais requisitados do Brasil para montagem de cervejarias e elaboração de fórmulas de cervejas Evandro Zanini e Sady Homrich baterista da banda Nenhum de Nós conversaram com a Residenciais e exploraram o mundo cervejeiro Brasileiro de outra maneira, convidando a todos a conhecerem um novo olhar sobre o assunto.
EvandroHenrique
Evandro Zanini e Henrique Cesar – Foto: Arquivo Pessoal
A “nova cerveja” que aparece nos dias de hoje no Brasil está formada pelo universo Tupiniquim das microcervejarias, diz Henrique. Com o olhar aliado a paixão do dono do negócio, as cervejas artesanais ou gourmets são elaboradas com muito critério, no intuito de encantar os olhos, o nariz e a boca dos clientes, que estão ávidos a curiosidades gastronômicas em torno da bebida.
Dicas e truques
As dicas que dou quando nos deparamos em frente a uma gondola são pelo menos três:
  • Leia o rótulo, valorize a garrafa. Atrás do rótulo está à história do fabricante, o porquê daquela cerveja, o que ele levou a produzir aquela iguaria. Entenda seu nome, o estilo de cerveja que ele está oferecendo a você. Isso vai mudar a maneira de apreciação.

  • Tenha em casa alguns copos especiais para receber a sua cerveja especial. A exemplo, cervejas de trigo, do estilo Weiss ou Weizen são servidas em copos longos, de topo abaulado para receber todo o creme e leveduras, partes integrantes da cerveja. Nesse copo se percebe bem os aromas característicos do estilo. Já as cervejas belgas “gostam” de copos baixos de bojos arredondados para concentrar melhor seus aromas.

  • Faça um pequeno ritual: Ao abrir a cerveja, escute o “ttsss” quando abrir a sua tampa veja a fumaça fria saindo do gargalo. Enxague bem o copo. Escorra bem a água, mas não seque com pano! Coloque o copo a 45 graus e deslize a cerveja. Veja a espuma se formando. Veja o gás se misturando com a espuma, linda. Quando o copo estiver na metade coloque-o de forma ereta e deixe o creme da espuma atingir o seu topo. Aproxime seu nariz, cheire normalmente (nada de cheirar forte, você ficará ofegante!). Associe os aromas com que estava escrito no rótulo, associe a experiências saborosas que você já passou.  Olhe para o copo, passe a mão, tirando o embaçado criado pelo frio. Veja o brilho da cerveja. Leve o copo a sua boca e sinta a textura da cerveja, seu amargor, o frio, o gás…! Meeeuuu Deus do Céu! Tim-tim!

  • Por fim…  Deixe sua cerveja na porta da geladeira. Nada de estupidamente gelada. Elementos muito frios devem ser muito ácidos ou muito doces, ou seja, sorvetudos! Cerveja não é sorvete. Assim como o vinho, trate a sua cerveja de acordo com a temperatura que ela merece. O rótulo normalmente indica a temperatura ideal de serviço.
 As melhores cervejas do Brasil e do Mundo 
No Brasil: Ave Cesar Export; Wals Petroleum;  Backer Medieval; Lund Hefe-Weizen; Falke Monasterium; Bodebrown Blanche de Curitiba; Way; Bierbaum; Bierland; Lund; Dama; Colorado; Invicta; Abadessa Emigrator; Bamberg Camila; Bierbaum Weizen Rauchbier; Seasons Green Cow;  Wäls Dubbel etc. Os brasileiros estão fazendo maravilhas dignas de prêmios nacionais e até internacionais .
No Mundo: Bosteels Deus; Samuel Adams Oktoberfest; Benediktiner Weiss; Meantime India Pale Ale; Lindemans kriek; Westvleteren 12; Brooklyn Chocolate Stout; Pilsener Urquell; Chimay Grand Reserve; La Trappe Blond; Augustiner Edelstoff; BrewDog Punk IPA; Brooklyn Silver Anniversary Lager; Evil Twin Femme Fatale Bret; Fantôme Saison; Fuller’s Vintage Ale.
 Harmonização
A cerveja tem versatilidade. Quer combinar cerveja com comida apimentada mexicana? E japonesa? Nessas situações provavelmente um vinho passaria por um belo de um aperto! Carnes brancas acompanham cervejas claras, mas leves e refrescantes. Carnes vermelhas gordurosas se dão bem com cervejas escuras, encorpadas, tostadas e torradas. As combinações são diversas e podem ser executadas por semelhanças ou diferenças; Já pensou em comer um mousse de chocolate amargo com uma cerveja Porter ou Stout? É simplesmente um espetáculo de harmonização!
Sady Homrich
Sady Homrich – Baterista da banda Nenhum de Nós e Burgomestre
Dicas de Degustação do Burgomestre:
- ao degustar um estilo desconhecido, procure alguma informação sensorial antes de tomá-la. É bom estar preparado para surpresas, já que existem quase 200 sub-estilos;
- cerveja barata não foi feita pra ser degustada, apenas pra ‘encher a cara’;
- sempre valorize a espuma: ela indica a saúde de sua cerveja.
Analise os 5 itens principais:
- aparência (espuma, cor e turbidez); - aroma (frutado, floral, resina. biscoito, caramelo, baunilha, café);
- sabor (amargo, doce, ácido, salgado e azedo); - sensação de boca (corpo, calor, retrogosto);
- equilíbrio final. (impressão geral da cerveja).
Não ostente nem esbanje. Os produtores das melhores cervejas são pessoas simples e apaixonadas. Converse, agregue brinde e desfrute!
Que a fonte nunca seque! 
- See more at: http://residenciais.org/2013/11/voce-sabe-apreciar-a-sua-cerveja/#sthash.8PmCk6ZS.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics