terça-feira, 15 de outubro de 2013

Tartar & Co.


O que dizer de um artista das panelas? Visitar o Tartar & CO Bistronomia de Erick Jacquim é um bom momento para curtir um pouco mais da gastronomia paulistana. Tudo começou com a Revista 29 horas do Aeroporto de Congonhas que anunciou em sua contra capa o convite para visitar esse restaurante, que tem o tartar como carro chefe. Segundo a literatura, o bife tártaro é um prato de carne de vaca crua e finamente picada, misturada com vários condimentos e servida com uma gema de ovo crua. A carne deve ser magra, de preferência filé, e cortada apenas com uma faca, não moída na máquina.

Confesso que não sou fã de comidas cruas, mas arrisquei a enfrentar esse desafio. O resultado foi surpreendente! Fui atendido pelo gerente da casa – Sr. Emanoel que me recepcionou muito bem. Extremamente cortês, Emanuel me direcionou a mais duas pessoas bacanas, o meitre Edijan e a garçonete Nelma.

Solicitei de entrata o Stake Tartar acompanhado de um vinho tinto.  A iguaria é realmente rica em aromas, alho, cheiro verde, adicionada a uma espuma de mostarda Dijon bem marcante. A entrada remeteu aos preparos que meu pai comumente executa nos fins de semana para nossa família, que antes mesmo de cozinhar ou leva-los ao forno, os sabores ali contidos  já anunciam que algo bom estava por vir.

Posteriormente, solicitei como prato principal a Fraldinha e Gratin Dauphinois com molho Béarnaise. Recebi também o molhor Poivre para experimentar. A carne suculenta, soltando seu suco levada na chapa com sal grosso triturado, me lembrou um belo de um churrasco. O ramo de alecrim que deu um toque bem aromático à peça.

Por fim dediquei-me a sobremesa Graufe de Creme e Calda de Frutas Vermelhas. Fantástico.

Em suma: casa é bem aconchegante e velas na mesa dão o toque romântico para os casais. A cozinha é aberta e um vidro temperado separa a equipe de chefs do seleto público. Essa transparência é muito bacana o que mostra que a turma da cozinha é fera e repassam claramente os ensinamentos do chefe para os diversos pratos, sem medo de mostrar o que faz de melhor. No dia, o chefe Felipe Macambira estava como líder das panelas. Os toaletes são bem limpos e dignos de uso. Os preços pagos foram justos. Um ponto de atenção é a carta de cervejas: pilseners e cervejas especiais, a maioria “ambevariana”, apresentaram preços um pouco salgados.  Não obstante, a carta de vinhos tem uma variedade para todos os gostos e bolsos. Tomei um tinto de médio preço que regou todos os pratos com muito louvor, e como estava alone, levei a botella para casa.

Minha mensagem:  Vale a pena a visita! Um brinde! E vida longa ao Tartar & Co.


Saiba mais em www.tartarandco.com;  Rua Pedroso de Moraes, 1003. Reservas (11) 3031-1020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics