domingo, 6 de outubro de 2013

Oktoberfest: cultura, folclore e cerveja

Divulgação
O festival das tradições alemãs aborda muito além de sua estrela principal, o chope

Por: Jornal A Cidade - Valeska Mateus

Apreciar cervejas do mundo inteiro, saborear pratos típicos da gastronomia alemã e conhecer um pouco da cultura e do folclore do país germânico é o que propicia ao visitante a Oktoberfest, festival de cervejas realizado todo outubro em Blumenau (SC). Há 30 anos a cidade recebe turistas do mundo todo para a festa que se tornou uma das mais populares do País e reproduz a tradição da realizada em Munique (Alemanha) desde 1810.

A segunda maior Oktoberfest do mundo ocorre em pavilhões temáticos do Parque Vila Germânica, que em 2012 reuniu cerca de 600 mil pessoas, que consumiram 652 mil litros de chope. Este ano devem passar cerca de 40 mil visitantes por dia na festa, que vai até o dia 20 de outubro.

Se os sulistas são o maior público da Oktoberfest, os paulistas aparecem logo em segundo lugar no ranking. “Surpreendi-me com a Oktoberfest. Achei muito organizada e derrubou a minha ideia de que era um ambiente de algazarra. Frequentada por grupos de amigos, famílias e jovens, é uma festa muito democrática quanto ao público que recebe”, diz a jornalista Anna Regina Tomicioli, que vai curtir o evento pelo segundo ano consecutivo em 2013.

A segunda maior Oktoberfest do mundo ocorre em pavilhões temáticos
Clima europeu

Quem anda pelas ruas da cidade já sente o clima europeu nas fachadas e construções típicas da Alemanha. Mas os traços da cultura alemã ganham ainda mais intensidade nesta época do ano, quando os desfiles de grupos folclóricos tomam a Avenida 15 de Novembro e moradores e visitantes exibem trajes característicos.
Fanfarras, bandas, carruagens, dançarinos e representantes dos tradicionais Clubes de Caça se apresentam ao ar livre, acompanhando os 12 carros alegóricos, que surpreendem os turistas ao distribuir chope ao público. No parque ocorre uma vasta programação, com apresentações de bandas nacionais e internacionais e grupos de dança.

“As várias atividades que acontecem pela cidade durante a festa e a gastronomia acabam atraindo todo tipo de perfil. Deixam a cidade bem temática”, detalha a jornalista.
Para Anna e o marido, o jornalista Daniel Navarro, a inserção de cervejas artesanais nos últimos anos passou a atrair outro público.

“A oportunidade de experimentar diferentes cervejas artesanais em um mesmo lugar e num ambiente de festa temático é o grande atrativo da Oktoberfest. Chama a atenção às pessoas realmente se envolverem no clima, “abraçarem” a festa, seja nos trajes ou nas músicas” opina Navarro. (...)

Museu da Cerveja revela a história da bebida

Quem visita a Oktoberfest não precisa se limitar à festa. Vale a pena tirar alguns momentos para conhecer os principais pontos turísticos de Blumenau.

A turismóloga e gerente de planejamento Vânia Gayo sugere começar a visita pelo Circuito Centro Histórico, ideal para fazer a pé. “Anda-se cerca de 1,5 km ao longo da avenida 15 de Novembro, com 36 casas tombadas pelo Patrimônio Histórico, dez delas com fachada rebatida (sombra projetada no chão), um castelinho que é, na verdade, uma réplica de uma prefeitura da Alemanha, e o teatro Carlos Gomes”, detalha.

Não se pode deixar de conhecer o Museu da Cerveja, que retrata a história da bebida, parte integrante do município desde a colonização. “Pode -se saber como era produzida. Revela a antiga tradição de as mulheres fazerem os pães e doces em casa, assim como os homens produzirem a sua cerveja”, comenta Vânia.

Segundo a turismóloga, o Circuito Industrial é outra boa pedida, pois permite visitar fábricas de malha e conhecer todo o processo de fabricação do tecido. “Nele está outro museu que vale a visita, o da Hering, que é interativo. As crianças podem manusear uma manivela do antigo tear”, diz ela.
Na área rural, o distrito Vale do Itajaí é imperdível para quem deseja ter contato com a genuína cultura alemã. “Vivem pessoas com traços alemães, pele e olhos claros, arquitetura bem típica, com as casas de tijolinhos, e onde até mesmo nas escolas fala-se o idioma alemão. Tem um restaurante típico, fábrica de chocolate caseiro e fabrica do único licor de cerveja do Brasil”, descreve Vânia.


Durante a semana é possível visitar também e acompanhar o processo de fabricação de cristais na fábrica localizada a cerca de 10 km do Centro. Vânia ressalta que o circuito das cervejarias artesanais é outro grande atrativo em Blumenau. “Elas abrem as portas para o visitante conhecer os ingredientes que dão sabor a cada uma das cervejas”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics