quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cervejaria Petrópolis


Cervejaria Petrópolis, de Walter Faria, é cobrada por bancos na Justiça

HSBC, Credit Suisse e ING acusam a empresa de ser dona oculta de uma processadora de soja chamada Imcopa, que deu um calote bilionário na praça


Dono da Cervejaria Petrópolis, Walter Faria conquistou recentemente o posto de 12º homem mais rico do Brasil, segundo a Forbes   (Roberto Setton)

Os bancos HSBC, Credit Suisse e ING foram à Justiça para cobrar 530 milhões de reais da Cervejaria Petrópolis, dona das marcas Itaipava, Crystal e Petra. Os processos, no entanto, não têm nada a ver com cerveja. Os bancos acusam a empresa de ser dona oculta de uma processadora de soja chamada Imcopa, que deu um calote bilionário na praça. Como a Imcopa não paga, querem que a Petrópolis honre as dívidas com eles.

A Imcopa é líder na produção de derivados de soja não transgênica no país, deve quase 1 bilhão de reais no total e está enrolada com os credores faz tempo. Renegociou as dívidas em 2009, mas não cumpriu os acordos que fez. Em janeiro, pediu recuperação judicial.

Leia em VEJA desta semana: Walter Faria, o bilionário das cervejas 
Os bancos alegam nas ações que foram enganados todo esse tempo. Afirmam que nos últimos quatro anos a Petrópolis se apropriou da Imcopa por baixo do pano - tudo tramado para ficar com as receitas bilionárias do negócio, sem ter de responder pelas dívidas. Na Justiça, pedem o reconhecimento dessa situação, para assim cobrar a cervejaria. O HSBC cobra 380 milhões de reais, o Credit Suisse 90 milhões de reais e o ING, 50 milhões de reais.

Em VEJA desta semana, uma reportagem sobre o dono da Cervejaria Petrópolis, Walter Faria - conhecido por “Wárti” -, coloca o negócio sob mais suspeitas. O empresário, com fortuna avaliada em 4,6 bilhões de dólares, chegou ao posto de 12º homem mais rico do Brasil, de acordo com a revista Forbes. Apesar do sucesso, concorrentes o acusam de plágio e sonegação de impostos.

Segunda maior cervejaria do país, com faturamento de 5 bilhões de reais por ano, a Petrópolis afirmou, por meio de nota, que as ações dos bancos são indevidas e que não tem qualquer participação na Imcopa. As duas teriam apenas um acordo comercial, pelo qual a Imcopa produz derivados de soja mediante encomenda para o Grupo Petrópolis, que comercializa os produtos finais.

A Imcopa respondeu a mesma coisa, por e-mail. Sobre a acusação de que teria enganado os bancos, afirmou que jamais faltou com seus compromissos, embora as instituições lhe tenham imposto um fluxo de pagamento inaceitável.
(com Estadão Conteúdo) F

onte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/cervejaria-petropolis-de-walter-faria-e-cobrada-por-bancos-na-justica

,#pelosatelite,#avecesarco,#djjonesco,#cervejariapetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics