terça-feira, 26 de junho de 2012

Cerveja em Minas Gerais

Terra da cerveja
Nova Lima abriga grande número de cervejarias artesanais e agora busca identidade própria
por: Marcelo Fiuza |

Quer experimentar uma cerveja de ótima qualidade, original e fresquíssima? Vá a Nova Lima. Nos últimos anos, o município se tornou o maior produtor de cerveja artesanal do estado e viu surgir dúzias de cervejeiros caseiros desenvolvendo produtos típicos, além de contar com uma animada agenda de festivais temáticos e concursos de marcas ao longo do ano.

A cultura cervejeira na região já está tão desenvolvida que agora busca identidade própria, como aponta Humberto Ribeiro Mendes Neto, presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (Acerva Mineira) e proprietário da Companhia Cervejaria Jambreiro. “Estamos fomentando a criação de uma escola mineira de cerveja a partir de concursos e festivais. O objetivo é incentivar os produtores caseiros a desenvolverem receitas que remetam à culinária e à história de Minas Gerais”, diz o vencedor do concurso da Acerva em 2011 com a Cerevisiae Lunddi, uma bebida feita com doce de leite. (...)

Mendes Neto explica que a existência de inúmeros condomínios em Nova Lima e o apoio da prefeitura para promoção de eventos temáticos facilita a proliferação dos cervejeiros locais. “Nova Lima tem grandes chances de se tornar um polo por conta das festas de rua, que não podem mais acontecer em Belo Horizonte. No ano passado, promovemos a Uaiktoberfest, no centro da cidade, com milhares de pessoas e dezenas de marcas. Somente neste ano, 20 novos produtores do município se associaram à Acerva. Eu montei minha fábrica caseira no município há cinco anos, produzo cerca de 500 litros por mês e estou em processo de regularização da Companhia Cervejaria Jambreiro junto ao Ministério da Agricultura. (...)

Coordenadora do festival Uaiktoberfest, evento promovido pela Secretaria de Turismo de Nova Lima, Tatiana Pessoa Geckler explica que o estímulo à cultura cervejeira faz parte das políticas públicas municipais por seu forte apelo turístico. “Identificamos esse potencial em virtude do grande número de cervejeiros que há na cidade. No ano passado, tivemos na Uaiktoberfest a participação de 16 marcas locais, foram vendidos 13 mil litros de cerveja e todas as pousadas e hotéis ficaram lotados”, conta Tatiana, que anuncia a próxima edição do evento para os dias 28, 29 e 30 de setembro, na praça Bernardino de Lima, no centro da cidade.

Tatiana destaca, ainda, a iniciativa, do Executivo municipal, de encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a criação do Programa Municipal de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Orgânica Associada ao Turismo – Pró-Artesão. A intenção, diz a coordenadora, é que a produção artesanal e orgânica de cerveja em áreas urbanas do município, desde que certificada, não sofra restrições quanto ao local de fabricação, liberando a comercialização da bebida. “Muitas das fábricas caseiras ficam em condomínio e vão ser regulamentadas, pois não poluem nem degradam a natureza, e isso só fortalece a economia do município”, sustenta.

Presidente e fundador, em 1997, da maior cervejaria do município, a Krug Bier, o empresário Herwig Gangl diz compreender a razão do surgimento de tantos produtores na região. Segundo esse austríaco radicado em Minas Gerais, o segredo está na água. “Nova Lima é um lugar privilegiado para se fabricar cerveja, porque a  água nessa região tem baixo teor de calcário, não é o que chamamos de ‘água dura’, e isso é benéfico para a cerveja de alta qualidade. Por isso optamos por fabricar aqui”, explica.(...)

Dono da Cervejaria Küd – uma das duas fábricas de Nova Lima regularmente registradas no Ministério da Agropecuária, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com a Krug Bier – Alencar Barbosa concorda com o concorrente e explica que o mercado cresce regularmente por conta da divulgação sistemática da cultura cervejeira. “A cerveja artesanal é tão rica em qualidade, detalhes e história que acaba cativando os paladares mais exigentes. E um paladar que prova uma cerveja artesanal dificilmente se acostuma novamente com outra de menor qualidade”, afirma o empresário, que iniciou timidamente a produção em 2008, no Jardim Canadá, e viu o negócio prosperar rapidamente.

Para Barbosa, o aumento do número de produtores caseiros na região se deve ao trabalho sistemático de entidades como a Acerva Mineira e à realização de eventos como o Uaiktoberfest, pela prefeitura, e o Frei Tuck Biergarten, promovido pela própria Küd com o apoio da associação. (...)

Diretor do Sindbebidas (Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais) e dono da Falke Bier, de Ribeirão das Neves, Marco Antônio Falcone explica que o fenômeno de valorização das cervejas especiais e o crescente aumento do número de produtores caseiros é irreversível. “Os cervejeiros artesanais são solidários, amigos, colaboram, emprestam matéria-prima quando falta e trabalham conjuntamente. E Minas Gerais está na vanguarda por fazer cervejas diferenciadas e ousadas”, afirma.


Foto: Márcio Rossi/Henrique Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics