quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cerveja Artesanal em Juiz de Fora

Não se pode negar: Viajar é sempre bom demais! Esta semana estou na Região da Zona da Mata Mineira, passando por cidades como Ubá, Muriaé, etc. e penoitando em Juiz de Fora. Na oportunidade, nada melhor rever os amigos. E desta vez fui prestigiar o meu amigo cervejereiro Cristiam Nazareno Rocha, um dos mais premiados cervejeiros caseiros no Brasil, detentor da marca Profana. Cristiam já papou um segundo lugar no Concurso das ACervA Mineira e um primeiro na ACervA Carioca, entre outros concursos locais.

Mas o bacana mesmo foi conhecer o bar que pertencia ao pai dele, o "Boi na Curva" famoso na cidade por servir caldos especiais. E vou te dizer uma coisa: É nostálgico ao visitar o local. O bar está em um antigo prédio e o cenário lembrar os butiquims do interior. No centro do bar um conjunto de panelões liberam os mais diversos aromas dos caldos, destacando o caldo de inhame com linguiça, o caldo de rabada, a canjiquinha e o tradional da casa - "boi na curva" feito com carne de panela e mandioca. Naturalmente, para harmonizar as cervejas Profana descem guela abaixo com muito frescor! Da chopeira fui prestigiado com um Weiss de espuma cremosa e toques de cravo.

Das garrafinhas tomei a Profana Volúpia, uma bock digna de respeito por parte dos mais tradicionais cervejeiros germânicos. E para finalizar, dividimos uma garrafa de American IPA. Essa em atenção ao Cristiam eu não vou tercer aqui os meus comentários por que podem ser comprometedores! Já o informei pessoalmente o que encontrei na misteriosa garrafa. A Dupel Bock ficou para uma outra visita que em breve formalizarei no mesmo local com muito louvor.

*****
Juiz de Fora vem resgatando com rapidez e seriedade as cervejas artesanais feitas por micros e cervejeiros caseiros. Em parceria com o SEBRAE, foi feito o Guia das Cervejas Artesanais de Juiz de Fora e Região, destacando algumas das cervejarias aqui em franco crescimento. Menciono: Mr. Tugas, Alvânia, Arthorius, Profana, Barbante, Artez, Eon, Timboo e Antuérpia.

Um Brinde!

2 comentários:

  1. O livro „Cerveja, Alemães e Juiz de Fora“ agora também disponível para compra via Internet para todo Brasil. Despesas de Correio já incluídas.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717002416-livro-cerveja-artesanal-juiz-de-fora-alemes-imigraco-_JM

    ResponderExcluir

Real Time Web Analytics