segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dia do Aço

Dia 9 de abril: Dia mundial do Aço

Aproveitando o fato de que trabalho em uma empresa que a mais de 90 anos produz aço no Brasil não poderia deixar de mencionar o quão importante foi o metal na vida dos humanos. Seu conceito, sucintamente descrevendo, trata-se de uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%.  A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil. (Wikipedia).

Antes do aço, um dos metais mais utilizados foi o estanho principalmente para a confecção de copos, cálices e canecas para cervejas. Este metal era extremamente tóxico ao ingerir bebidas álcoolicas por longos períodos. Motivo ao qual muitos Reis morriam envenenados, ou ficavam "caídos no chão" numa espécia de narcolepsia induzida pela mistura da bebida alcóolica com o óxido de estanho.
 Haja cerveja!

Minas Gerais ainda guarda alguns produtores tradicionais de estanho na cidade de histórica de São João Del Rey. Merece destaque a John Somers Estanhos Ltda. e a Emel Estanhos e Ligas Ltda. Vale a pena conhecer uma dessas fábricas que além de visita guiada é possível comprar produtos da lojinha de fábrica. Um brinde!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics