quarta-feira, 14 de março de 2012

Beer Sommelier


Muitas pessoas perguntam qual a função do beer sommelier?

Apenas como curiosidade, a palavra sommelier tem origem do termo SAUMELIER que na idade média era o responsável pelo transporte e armazenamento de provisões para os nobres.

Mas, a tarefa mais importante do sommelier era a de garantir a condição dos perecíveis: ele fazia isso experimentando um pedaço de cada comida e um gole de cada cerveja antes de serem apresentados ao senhor. Colocava sua propria vida em risco, pois se a comida ou se a cerveja estivessem envenenados por algum inimigo, o sommelier certamente morreria,hoje, o sommelier é o responsável pela gestão de bebidas em um estabelecimento (escolhe, compra, armazena,controla…) e principalmente formar a melhor combinação entre os pratos e as cervejas oferecidos pelo restaurante.

Por isso, é imprescindível que o sommelier tenha um contato próximo ao chef e conheça muito bem os pratos servidos e suas principais características. Conhecendo bem as características da comida e da bebida, ele pode compor a melhor harmonização.

Por isso se algum sommelier experimentar a sua cerveja antes não e assuste de repente ele está garantindo que sua cerveja não irá mata-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics