quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Livros sobre cerveja


Melhores sabores, cores e aromas

por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC


 Pago para experimentar cervejas, Tim Hampson admite ter uma das melhores profissões do mundo. O jornalista britânico agora publica o título "Grandes Cervejas - 700 das Melhores do Mundo" (Agir, 384 páginas, R$ 50 em média), que chega ao Brasil com tradução de Ricardo Aníbal Rosenbusch. O livro é indicado a quem deseja aprofundar o conhecimento sobre a bebida - uma das mais apreciadas pelos brasileiros - e sair em busca de rótulos interessantes das mais variadas origens.

Baseada em "O Livro da Cerveja" (2009), também assinado por Hampson, a publicação mostra em ordem alfabética seleção das 350 maiores cervejarias do mundo. Entre elas estão algumas clássicas, a exemplo de Quilmes, Erdinger e Guinness. Há também lista de 700 das melhores cervejas, apresentada com fotografias em cores, segredos de fabricação, informações sobre os ingredientes e notas de degustação.

Em tamanho de bolso ideal para levar a bares que possuam grande variedade de rótulos, o livro é guia básico para o leitor aprender a degustar a bebida de acordo com o estilo - pilsner ou trigo, ale ou gueuze belga, entre outros.

Na maioria dos casos, é possível encontrar as opções em cervejarias e pubs. Mas a obra também indica passeios por Oregon (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Praga (República Tcheca) e outros destinos cervejeiros do mundo para quem deseja viajar em busca de bebidas especiais. 

Cada roteiro apresenta mapa com dados do trajeto assim como descrição de cada lugar sugerido entre pubs, restaurantes e cervejarias. Em Oregon, por exemplo, o amante da boa cerveja pode cumprir roteiro de três dias, iniciado na cidade litorânea de Newport, onde se situa a icônica cervejaria Rogue Ales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics