sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Empresa Familiar

As Famílias Bem Sucedidas e Seus Hábitos

Encontrei este artigo na Revista HSM Management deste bimestre (set.out.2011) e lembrei-me das microcervejarias que ao longo do tempo tendem a crescer e trazer consigo seus familiares ao ofício. O especialista de Harvad Jonh Davis apresenta 5 pontos comuns de famílias vencedoras, que surgiram de uma pesquisa realizada por ele sobre o tema.

"Familias bem sucedidas tendem a declinar-assim como os seus negócios- em três gerações. Essa queda se deve a tendências comuns que chamo de leis naturais, pois são comuns e difícies de se evitar. (...) No final, as práticas que levam ao sucesso e à sustentabilidade do negócio familiar dependem dos princípios e práticas da família por trás do negócio. A maneira que ela decide viver e as escolhas consistentes que faz - seus hábitos-determinam muito a estratégia do negócio.

Assim como mãos e dedos entrelaçados há 5 habitos que dão conta das cinco leis naturais e nutrem as empresas familiares bem-sucedidas.

HÁBITO No.1

As familias crescem mais rápido do que os negócios - Famílias bem-sucedidas colocam os negócios na frente das necessidades de seus membros. Ao longo de gerações, as famílias crescem naturalmente e proporção geométrica. Tal crescimento expande o pool de talentos da família, mas definitivamente produz mais bocas para alimentar, o que causa pressões para gerar mais dividendos. Se uma família esvasia o capital do negócio, ele perece. (...) Se for possível arcar com a poda da árvore da propriedade em cada geração, faça isso.

HÁBITO No. 2

Expectativas de estilo de vida de famílias aumentam com as gerações, então os negócios familiares bem-sucedidos focam criar de coisas de valor duradouro e tornar riqueza, conforto e status prioridades baixas.
Não sou contra que as famílias desfrutem dos resultados de seu trabalho, mas esses desejos não podem definir sua vida. Se as pessoas sentirem que têm direito a isso e quiserem competir por status mais altos, o negócio da família - a fonte de sua riqueza - fica em perigo. A maioria das familias bem-sucedidas que conheço teve riqueza significativa e a desfrutou, mas o que fazia seus membros sair da cama pela manhã era o interesse em construir coisas de valor duradoro - uma boa família, um negócio em expansão, sua arte ou profissão

HÁBITO No. 3

As famílias tornam-se financeiramente dependentes do negócio, então para protegê-lo de necessidades financeiras familiares insustentáveis, elas controlam as expectativas de seus membros em relação ao negócio. Desenvolva um plano financeiro, baseado em necessidades estratégicas e investimento do negócio de família, e revise-o com os seus proprietários familiares. Então mostre o que vai acontecer ao negócio se a família continuar a crescer e a gastar com seu estilo de vida atual: geralmente é um toque de despertar para mudar as expectativas financeiras da família. Aquelas que sobrevivem nos negócios durante gerações geralmente aprendem na terceira geração a dizer à seguinte que vão precisar se sustentar e conseguir um emprego.

HÁBITO No. 4

Famílias colocam todos os ovos em uma cesta, então, para gerar parte da renda de que precisam, famílias inteligentes diversificam seus investimentos. A diversificação deve ser orientada principalmente por boas oportunidades de aplicação, mas cobrir parte da renda familiar e gerar bens para heranças são motivos realistas para pensar nisso. (...)

HÁBITO No. 5

Apesar das forças positivas de uma tradição familiar bem-sucedida e de pressões sociais que encorajam sua unidade, as famílias tendem a se tornar fragmentadas e menos unidas ao longo do tempo, fazendo com que todas as questões anteriores sejam difíceis de abordar. Por isso, famílias bem-sucedidas constroem um sistema de governança que mantém a unidade familiar enquanto garante que as decisões difíceis podem ser tomadas na hora certa. As forças que sabotam a sobrevivência de longo prazo de um negócio familiar podem ser superadas se a família se mantiver unida, comprometida com seu negócio e for capaz de discutir abertamente os desafios.

UM EMPURRÃO NA SORTE

As leis naturais que escrevi aqui não são inevitáveis, mas precisam ser administradas para que a empresa sobreviva e prospere. Famílias e companhias familiares que mantêm seu sucesso ao longo de gerações são, em certa medida, sortudas, mas também reconhecem o poder dessas forças naturais e administram o seu negócio.

O grupo de proprietários e especialmente os parentes podem - e devem - limitar o impacto das tendências negativas e crescer a partir dos pontos fortes de família".

Fonte: HSM Management 88 - Setembro/Outubro 2011, págs 16 e 17.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Real Time Web Analytics