sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Invicta

Cervejaria Invicta investe R$ 1 milhão em Ribeirão Preto
Retransmitimos, com louvor, o artigo da Emporio Biergarten dos nossos amigos Marcelo e Gabriela. Boa leitura




Capacidade de produção do novo empreendimento será de 100 mil litros por mês
As microcervejarias fazem parte de um mercado consolidado na Europa e nos Estados Unidos, mas, no Brasil, ainda são relativamente novas e estão em franca expansão. Este foi um dos motivos que levaram o empresário Ismael Silva e o engenheiro de produção Rodrigo Silveira a montar a Cervejaria Invicta em Ribeirão Preto, que abrirá as portas para o público nesta quarta-feira, 24 de agosto.



Localizada na avenida do Café, no 1.365, em um espaço de 600 m2, a microcervejaria produzirá, inicialmente, chope Pilsener, o mais tradicional e consumido em todo o mundo, de baixa fermentação e 4,5% de álcool. Posteriormente, serão produzidas cervejas Pilsener e Imperial India Pale Ale. Esta última é especial e possui grande variedade de maltes e lúpulos. Seu estilo foi criado pelos ingleses para aumentar o tempo de conservação. A Invicta Imperial terá 8% de álcool e será produzida com cinco tipos de maltes.



“Somos apaixonados pelas cervejas artesanais e acreditamos no potencial deste mercado. Apenas para efeito de comparação, enquanto nos Estados Unidos e Europa este mercado representa entre 10% e 15% do total de cervejas comercializadas, no Brasil o índice está entre 1% e 2%”, justifica Silveira, cervejeiro que há 13 anos atua na área. Ele já realizou diversos cursos, incluindo um na Escola de Cerveja do Senai, em Vassouras (RJ), o único do país nesta área, e outro nos Estados Unidos.



A Cervejaria Invicta gerou 80 empregos, entre diretos e indiretos, e exigiu investimento total de R$ 1 milhão, entre maquinário, reforma e ambientação do local, que além de sediar a fábrica, também abrigará um bar, com música ao vivo.



O chope Invicta é artesanal, também chamado goumert, e obedece a padrões de qualidade estabelecidos pela Lei da Pureza da Baviera, na Alemanha, datada de 1516. Segundo ela, apenas ingredientes de primeira linha, como água, malte, lúpulo e fermento, podem ser usados em sua fabricação. “Mensalmente, vamos produzir 15 mil litros de chope, mas temos condições de chegar até a 100 mil litros por mês”, afirma Silveira.



Além de servir o chope Invicta aos frequentadores da cervejaria, os empresários também venderão barris, que variam de 10 litros a 50 litros. Já as cervejas Pilsener e Imperial India Pale Ale serão comercializadas para estabelecimentos de todo o país.



Apesar de concorrer com todas as marcas de cerveja, as microcervejarias apostam num nicho de mercado específico, voltado a um público seleto, que gosta de degustar e harmonizar a bebida com alguns pratos. De acordo com dados do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), este mercado movimenta R$ 2 bilhões por ano, e enquanto as grandes cervejarias crescem 7% ao ano, as microcervejarias crescem o dobro.



Os interessados em conhecer todo o processo de fabricação da cerveja Invicta poderão agendar visitas monitoradas. “Aprendemos muito com as marcas de cervejas de várias partes do mundo e criamos um produto premium para conquistar o público da cidade, da região e de todo o país”, conclui Silveira.


Fonte: http://www.emporiobiergarten.com.br/site/?p=9174&cpage=1#comment-11992

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